O retail design, popularmente conhecido como design de varejo, está em constante evolução, tanto para se adaptar às mudanças nas preferências e comportamentos dos consumidores, quanto para manter-se atualizado. As tendências de mercado, por exemplo, moldam a maneira de como as lojas físicas são operadas, projetadas e organizadas, buscando proporcionar uma experiência mais envolvente, personalizada e alinhada com as expectativas dos consumidores.
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Ou seja, unificar toda a comunicação de uma marca no seu ponto de venda desde o espaço até a iluminação, produto, equipe, entre outros é importante para evidenciar todas as características da empresa. Pensando em auxiliar nessa construção, Gabriela Pavan, sócia-diretora de Arquitetura e Retail Design da Enredo, empresa de inovação especializada na transformação de negócios, por meio do Branding, Arquitetura e Gestão de Marcas, elencou 5 tendências do retail design que tem o potencial de transformar a experiência de compra. Confira:
O varejo concentra-se em oferecer experiências que envolvem os sentidos dos clientes, incluindo elementos visuais, táteis, olfativos e sonoros. Cada vez mais as lojas físicas usam iluminação criativa e aromas personalizados que estimulam os sentidos e influenciam o comportamento de compra.
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É possível observar que a fronteira entre comprar online e offline está se tornando mais fluida, e o varejo tem explorado maneiras de integrar as duas experiências, permitindo que os clientes experimentem produtos na loja física e em seguida compre online, ou vice e versa.
A tecnologia está sim, sendo cada vez mais utilizada para personalizar a experiência do cliente. Isso inclui o uso de Inteligência Artificial para recomendar produtos com base no histórico de compras, realidade aumentada para permitir que os clientes visualizem os produtos virtualmente, dentre outras tecnologias.
Estas estão ganhando popularidade como forma de criar experiências únicas e exclusivas para os clientes, muitas vezes apresentam designs criativos e inovadores, oferecendo aos consumidores uma razão para visitar fisicamente a loja e se engajar com a marca.
Os consumidores estão cada vez mais conscientes do impacto ambiental e social das suas escolhas de compra, e o retail design vem refletindo essa preocupação, adotando lojas com práticas mais sustentáveis, usando materiais reciclados e comunicando suas iniciativas e responsabilidades sociais de forma bem mais clara.
“Reforço que não só é importante acompanhar todas as novidades que o mercado proporciona, mas também adaptar as estratégias de design e branding para atender as demandas em constante mudança. Os consumidores estão muito mais ávidos por novas experiências e se seu objetivo é vender mais, é imprescindível inovar”, explica Gabriela.
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