Você vai poder participar do Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, criado para renegociação de pendências financeiras. A ação online começou nesta terça-feira (1º) e vai até 30 de novembro.
Os idealizadores são o Banco Central do Brasil, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Secretária Nacional do Consumidor e o Procon que estão trabalhando em conjunto no mutirão que reúne mais de 160 instituições. A campanha ainda quer conscientizar os consumidores sobre o superendividamento.
Segundo a Febraban, chega a mais de 22 milhões o volume total de contratos em atraso repactuados no período da pandemia de Covid-19, entre 2020 e 2022, que superam R$ 1,1 trilhão de saldo negociado.
Em março deste ano já havia sido realizado o Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, onde 1,7 milhão de contratos foram renegociados, “trazendo alívio financeiro imediato para empresas e consumidores endividados”, informou a Federação.
Vão poder participar do mutirão, as pessoas físicas que possuem dívidas e que não ofereceram bens dados em garantia;
Pessoas físicas que estejam com dívidas em atraso e que tenham sido contraídas por meio de bancos ou financeiras.
Caso você tenha o desejado de participar, terá que acessar a página do mutirão na internet. Quando abrir a página, você encontrará orientações sobre como organizar as finanças e conseguir negociar a dívida em atraso, além de ter acesso aos canais diretos dos bancos e acesso à plataforma de mediação ConsumidorGovBr.
Os bancos terão um prazo de 10 dias para analisar a sua solicitação e depois apresentar uma proposta.
Uma outra opção para quem quer se livrar de suas dívidas é o Feirão Serasa Limpa Nome. Começou nesta terça-feira (1º) o Feirão Limpa Nome do Serasa. Desta vez, os consumidores poderão realizar os pagamentos também via Pix, também será possível baixa da negativação em até 24 horas e descontos que podem chegar a 99% do valor das dívidas.
Estão participando do feirão 267 parceiros, como bancos, telefonia, varejo, universidades e outros segmentos que oferecem mais de 200 milhões de ofertas com descontos em dívidas atrasadas ou negativadas que podem ser negociadas em até três minutos, segundo a Serasa.
De acordo com a instituição, a inadimplência aumentou no país, pelo 9º mês seguido, chegando em setembro à marca de 68,39 milhões de pessoas com o nome negativado, segundo o Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas da Serasa.
Para quem deseja renegociar as dívidas no Feirão Serasa Limpa Nome, vai poder acessar os canais oficiais da Serasa:
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…