Os dependentes do trabalhador que faleceu podem sacar o saldo de suas contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Esse saque pode acontecer a qualquer momento e não precisa atender ao calendário de retiradas entre março e julho deste ano, segundo a Caixa Econômica Federal.
Podem fazer o saque os dependentes do trabalhador informados na “Relação de Dependentes” da Previdência Social, ou na “Declaração de dependentes habilitados à pensão”, fornecida pelo órgão pagador da pensão.
Na falta de dependentes, os sucessores da pessoa falecida têm direito a sacar os recursos do FGTS. Esses sucessores devem ser indicados em alvará judicial, expedido a pedido do interessado, mesmo sem inventário ou arrolamento.
https://www.jornalcontabil.com.br/a-certificacao-digital-para-o-uso-do-esocial/
O governo anunciou que a partir deste mês, a pessoa que pediu demissão ou foi demitida por justa causa até 31 de dezembro de 2015 vai poder sacar o saldo que ficou parado na conta. É possível consultar o saldo do FGTS pelo site ou pelo aplicativo da Caixa.
Para tirar outras dúvidas sobre o saque das contas inativas liberado este ano, veja as principais perguntas e respostas sobre o assunto.
Ao todo, a lei prevê 16 hipóteses em que os saques das contas do FGTS, ativas ou inativas, são liberados integralmente, além do caso de morte do trabalhador, como por exemplo trabalhadores ou dependentes portadores do vírus HIV; pessoas em tratamento contra o câncer e doentes em estágio terminal (veja abaixo).
Para fazer o resgate do dinheiro da pessoa falecida, é preciso apresentar pessoalmente uma lista de documentos, segundo a Caixa Econômica Federal.
– Documento de identificação do sacador.
– Número de inscrição PIS/PASEP/NIS.
– Carteira de trabalho do titular falecido.
– Cópia autenticada das atas das assembleias que comprovem a eleição, eventuais reconduções e término do mandato, quando se tratar de diretor não empregado.
Via G1
O mercado voltado para o público sênior está ganhando cada vez mais relevância em diferentes…
Fazer com que qualquer negócio opere regularmente nas questões fiscais manterá a empresa longe de…
Se tem uma coisa que Donald Trump adora é uma boa guerra comercial. O ex-presidente…
Ter um CNPJ pode ser o sonho de muita gente, mas quando as dívidas começam…
O cenário para as pequenas indústrias brasileiras já não era dos melhores, mas agora ficou…
Reforma do Imposto de Renda à vista! Mas calma, antes de soltar fogos e comemorar…
View Comments
Como eu faco pra saber se o marido que faleceu em dezembro de 2020 tem fgts pra mim poder receber
Meu marido faleceu há 25 anos não tenho nem um documento dele só uma sestidao velha do inss eu consigo sacar o fgtf dele
Boa noite meu tio faleceu em 86 ele nasceu em 1913 ele era aposentado ir tempo d serviço ele algum dinheiro d FGTS depositado?
Boa tarde ,tem dois anos que meu filho faleceu eu tenho direito de saca o FGTs dele
Falo pelo o que aconteceu com uma amiga, que esta com um processo assim solicitando sacar do pai falecido a 20 anos atras e o juiz liberou o pagamento. Para ela e as irmas ja que a mae faleceu.
Meu marido trabalhou registrando de 1972 a 1992 de 1993 ate 2008 ele contribuído como autônomo e aposentou em 2008 por tempo de serviço ele faleceu em 2o13 eu tenho dinheiro do FGTS para receber
A gente entra no aplicativo faz as perguntas e ninguém responde aí fica difícil né
Meu esposo faleceu a seis anos ele era aposentado .eu tenho direito do fgts dele .ou não
Meu marido faleceu em 1988 tenho direito ao FGTS
Meu nome é Jovelina minha mãe morreu tá com cinco anos vai fazer agora eu tenho direito já era aposentada não sei se ela tirou eu tenho direito