É crescente o número de brasileiros que desejam ter uma qualidade de vida melhor e decidem morar no exterior.
E para que os direitos dos brasileiros sejam assegurados no país estrangeiro, o Brasil possui Acordo Previdenciário Internacional com vários países, o que vem ganhando força a cada dia.
E nesses acordos é possível até mesmo assegurar o direito de assistência à saúde, sendo o que ocorre nos acordos firmados com Cabo Verde, Itália e Portugal.
Nessa situação, para a utilização do sistema de saúde no exterior é necessário adquirir o Certificado de Direito à Assistência Médica – CDAM.
O Certificado de Direito à Assistência Médica – CDAM é indicado a todos os brasileiros que forem visitar ou morar em Cabo Verde, Itália ou Portugal, para ter acesso à saúde pública nesses países.
Assim, se o brasileiro necessitar utilizar a rede de saúde, é necessário apenas mostrar o Certificado, para obter os mesmos direitos que um cidadão local.
O certificado pode ser adquirido através do site do Governo Federal, antes de viajar para os países de Cabo Verde, Itália e Portugal e o prazo de entrega do certificado é de quinze dias e é adquirido de forma gratuita.
Para ter o direito ao CDAM, é necessário que o Brasileiro tenha pelo menos, realizado uma contribuição para o INSS.
Inclusive, o Certificado também é fornecido para cônjuges e dependentes, menores de 21 anos.
Outro ponto interessante é que os estrangeiros dos países de Cabo Verde, Itália e Portugal, também poderão requerer o CDAM e utilizar no Brasil.
O Certificado tem o prazo de validade de um ano e pode ser prorrogado.
Para realizar a prorrogação é necessário realizar o mesmo procedimento da primeira solicitação.
Contudo, se o passaporte possuir a validade menor que um ano, o CDAM terá a validade até a data de vencimento do documento.
Carlos planejou suas férias de verão com a família em Portugal.
Ao consultar como poderia adquirir o Certificado de Direito à Assistência Médica – CDAM, além de conquistar para si, estendeu para todos os membros da família.
No decorrer da viagem, Carlos acabou contraindo uma intoxicação alimentar, precisando utilizar a assistência médica em Portugal.
Assim, como Carlos adquiriu o CDAM, utilizou esse benefício e pagou apenas 20 euros na consulta emergencial, se não tivesse adquirido o Certificado, gastaria em torno de 80 euros para ser atendido por um médico particular.
Dessa forma, o Certificado de Direito à Assistência Médica fez com que Carlos economiza-se 60 Euros.
Recebemos vários questionamentos de pessoas que desejam continuar residindo no exterior, depois de finalizado o período permitido de estada.
As principais dúvidas, sempre estão relacionadas a sua aposentadoria e, como fazem para garantir o melhor benefício previdenciário e usufruir melhor dos acordos previdenciários internacionais.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…