Já faz algumas semanas que vários trabalhadores brasileiros que deveram ter direito ao saque emergencial do FGTS estão sendo surpreendidos no momento de receber o benefício. Para alguns trabalhadores brasileiro o saque está temporariamente indisponível, e por isso, o beneficiário pode acabar não recebendo o benefício.
Em primeiro momento um dos principais motivos da suspensão está relacionado a problemas no cadastro. Se você foi afetado e teve o FGTS suspenso continue acompanhando o conteúdo!
Como desbloquear o FGTS?
![FGTS](https://www.jornalcontabil.com.br/wp-content/uploads/2016/12/fgts2.jpg)
Para o cidadão que teve o benefício do saque emergencial do FGTS suspenso
O motivo para a Caixa Econômica Federal suspender o seu direito ao saque emergencial do FGTS é a falta de informação do cidadão no momento de criar a poupança social digital. Os documentos que causam problemas no cadastro são:
- Data de nascimento
- Endereço
- Nome da mãe
- RG (Registro Geral) e sua data de emissão
Segundo a própria Caixa somente os trabalhadores com os dados devidamente atualizados podem receber o benefício.
Inicialmente a estatal não havia comunicado aos trabalhadores sobre a inconsistência cadastral. Entretanto, agora a Caixa orienta que os trabalhadores devem consultar a situação do saque emergencial através do aplicativo do FGTS, disponível nos sistemas Android e iOS. Por lá é possível verificar toda a situação do cadastro e ainda atualizar os seus dados.
Solicitar o Saque emergencial
A solicitação pode ser feita a qualquer momento. Basta que o trabalhador abra o aplicativo e clique no botão “saque emergencial”, preencher os dados ali solicitados e autorizar a abertura da conta poupança social digital em seu nome. Vale lembrar que a abertura da conta é 100% gratuita.
Até o momento, receberam o FGTS os trabalhadores nascidos em janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho e ontem 10 de agosto foi liberado para os nascidos em Julho.