As empresas disputam pela liderança no mercado não apenas com seus concorrentes, mas também com o tempo e com os novos hábitos de consumo. Segundo dados da consultoria CB Insights, o número de empresas de tecnologia avaliadas em mais de US$1 bilhão em todo mundo saltou de 266 para 963 entre 2018 a 2021. A tecnologia permite respostas extremamente ágeis para as principais necessidades das empresas e isso mudou a relação com os consumidores. As companhias não podem se dar ao luxo de oferecer apenas serviços eficientes – para não ficar para trás, é fundamental gerar inovação.
“A qualidade dos produtos e serviços são os fatores que farão sua empresa se destacar, e para que isso aconteça, é necessário construir uma cultura focada em resolver dores do cliente e orientar o desenvolvimento de produtos a partir dessa mentalidade”, afirmou Eduardo Moore, Diretor de Produtos da Clara, plataforma de gestão de gastos corporativo líder na América Latina.
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No atual cenário econômico, é preciso que as empresas se consolidem por meio de soluções criativas focadas em resolver problemas dos usuários, o que resultará em produtos de alta qualidade, indispensáveis para o público-alvo. Para Moore, existem 10 princípios essenciais para desenvolver produtos inovadores que tornem a experiência do cliente extraordinária:
Estabeleça um direcionamento claro para que todas as equipes estejam alinhadas com o principal propósito da empresa. Quais são os objetivos e resultados chave (OKRs) que sua empresa pretende atingir? Crie métricas para mensurar o desenvolvimento e eficácia do seu projeto, e alinhe as metas com cada equipe da empresa.
Adquirir e reter clientes é a chave para o sucesso do seu negócio. Para atingir isso, é preciso colocar métricas de satisfação do cliente como um dos objetivos principais da companhia (e.g, NPS), ii. gerar canais de recebimento de feedback contínuos, iii. entrevistar usuários frequentemente e envolver eles no desenvolvimento de novos produtos (e.g. testes de protótipo). Focar na experiência do cliente em cada etapa do seu projeto facilitará, inclusive, o crescimento orgânico da empresa. Pessoas com boas experiências espalham naturalmente informações do seu produto, acelerando o seu crescimento.
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Não há como esperar que novas ideias surjam se a empresa não colocar esforços para incentivar e abraçar novos projetos. Você pode fazer isso valorizando e recompensando o pensamento criativo e fora da caixa, promovendo a colaboração entre diversas equipes e separando momentos para sessões de brainstorming.
Não se contente apenas em aprimorar os seus serviços principais, a inovação vem da criação de algo novo, viável e eficiente. Apenas aprimorar os recursos da sua empresa não é mais suficiente, é necessário pensar em novos formatos de produtos e serviços que podem transformar a relação do consumidor com o setor que você atua, tornando a sua empresa essencial na rotina dele. Para isso, é preciso sempre estar atento às tendências de mercado e prever o que pode ou não funcionar. Uma boa dica é: planeje trimestralmente novas soluções e não tenha medo de descartá-las se verificar a sua ineficiência. Foque no seu principal negócio, mas sempre deixe 30% dos recursos para explorar novas iniciativas olhando para o futuro. Uma regra simples é 70% do foco no seu negócio principal, 20% em adjacências, 10% em apostas/moonshots.
Estar atento às mudanças de demandas e as novas exigências do cliente precisa ser prioridade. Suas soluções e produtos não podem se tornar obsoletos. Lembre-se: a inovação não espera por você. Se os seus recursos não se mostrarem atuais frente às mudanças do mercado, eles serão rapidamente substituídos por outros. Monitore o mercado, avalie pontos fracos e busque por feedback dos seus clientes. Estar sempre um passo à frente na resolução de problemas e manter uma mentalidade ativa, e não reativa, o ajudará a visualizar um horizonte de possibilidade.
Mantenha as equipes pequenas, flexíveis, com um objetivo claro e organizadas em torno de um resultado comercial ou do cliente. Além disso, é importante garantir processos e rituais de desenvolvimento que permitam ao seu time agir com velocidade. Por exemplo, quebrar grandes iniciativas em sprints de duas semanas em alguma versão Agile que funcione para sua empresa.
Para esses times, os líderes devem levar em consideração os seguintes fatores: (1) priorizar iniciativas com métricas e dados, não opiniões, (2) ao tomar decisões sobre a aplicação de um produto ou não, faça um primeiro draft explicando o problema a ser resolvido e compartilhe com o time para obter feedback, (3) comunique toda iniciativa a integrantes de distintas áreas da empresa para evitar surpresas ao longo do caminho: fraude, finanças, operações, atendimento ao cliente, são áreas que têm que ser envolvidas no momento em que o produto está levemente definido,. (4) após decidir levar a frente um projeto, sempre comunique o progresso e de visibilidade sobre qualquer impedimento para avançar.
Além disso, coloque na balança se o desenvolvimento e crescimento gerado pelo seu projeto será superior aos gastos que a empresa terá ao colocá-lo em operação. Se questione: esse projeto é sustentável e rentável?
Para propor um novo produto, é necessário ter o timing perfeito. Além disso, invista na divulgação e na imagem da sua nova solução antes mesmo de estar pronta, essa estratégia irá aquecer as vendas para o grande público ao criar expectativas e fornecer informações valiosas que incitam o interesse do seu cliente.
Entrevistas com usuários com algum desenho de protótipo simples, uma pesquisa, ou até uma waitlist em formato de pesquisa podem ajudar a entender se o projeto a ser desenvolvido vai gerar o resultado esperado. Antes de começar uma iniciativa de grande custo, questione-se: tem algum jeito de fazer uma versão funcional de seu produto sem investir 3 meses? Se sim, faça acontecer.
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