Designed by @freepik / freepik
Segundo a série “Explosão Digital S/A” da CNN, a pandemia adiantou o mercado de TI em 10 anos e, com o seu aquecimento, aumentou ainda mais a demanda por profissionais capacitados para a área de TI. Só no Brasil, a busca por profissionais do setor aumentou 310%, segundo levantamento feito pela GeekHunter.
Apesar do mercado aquecido para essa turma no Brasil e no mundo, com atitudes simples do dia a dia, os colaboradores da área têm a oportunidade de se destacarem ainda mais. Pensando nisso, Júlio Xavier, CEO da KTECH, vertical da Kainos &Co dedicada a tecnologia, fez um compilado de sete dicas para que profissionais de TI consigam se destacar no mercado de trabalho. Confira:
O profissional de TI precisa se capacitar para entender as demandas da empresa, conversar com profissionais de outras áreas e entender as necessidades gerais da companhia. Dessa forma, ele conseguirá se destacar e fará uma entrega mais assertiva, por isso se dedique para conhecer mais sobre as particularidades da empresa, acumulando insumos para obter uma visão holística sobre o negócio;
Os profissionais de TI são conhecidos por sua introspecção. Mas asseguro que quando você desenvolve a habilidade de se comunicar mais abertamente com as pessoas de sua equipe, participando de reuniões, fazendo perguntas sem medo de errar e conversando com todos, terá a oportunidade de sugerir projetos com muito mais propriedade;
Se o profissional sabe se comunicar, ele também deve ouvir. Acredito que apenas escutando com atenção o que outras pessoas ensinam e querendo aprender com elas que você conseguirá fazer as perguntas certa e colaborar para a construção do negócio;
Antes de entregar projetos extraordinários, você precisa fazer o básico muito bem feito. Primeiro faça a entrega essencial, e depois dela, você pode fazer mais. Contudo, reforço que um plano muito bem executado e entregue com perfeição é primordial.
Além dos cursos inerentes à área técnica, eu recomendo que profissionais de TI complementem seu currículo com cursos relacionados ao mundo de negócios. A formação extracurricular ou especialização como em marketing, vendas e finanças, por exemplo, são grandes diferenciais. Essas áreas te darão uma visão mais ampla sobre o negócio. Além disso, quando você faz um projeto, precisa conhecer uma série de cálculos para entrega de relatórios e ROI (retorno sobre o investimento), a formação nessas áreas vai te ajudar com essas demandas;
Para mim, a curiosidade é imprescindível para qualquer profissional. Essa característica mostra interesse pelos negócios que a empresa atua. Profissionais que são naturalmente mais curiosos, conhecem mais processos do que os outros e se beneficiam da visibilidade que ela traz. Além disso, acredito que a curiosidade faz o colaborador ser mais criativo, pois o saber que adquire faz você sair da zona de conhecimento comum e se destacar;
O inglês certamente é um diferencial para qualquer profissional do mercado. Se você deseja ingressar em uma multinacional ou trilhar carreira internacional, a fluência nesse principalmente, ou em outro idioma, com certeza é um conhecimento chave para dar start.
A KTECH é a vertical da Kainos &Co dedicada à entrega de soluções tecnológicas para customer experience.
A Kainos &Co é um ecossistema especializado em customer experience (CX) e soluções de relacionamento com o consumidor.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…