O INSS está notificando cerca de 1,7 milhão de segurados em mais um pente-fino do INSS. Em plena pandemia o instituto fará uma verificação de documentos em busca de irregularidades. Dessa vez o pente-fino não revisará apenas os benefícios por incapacidade. A Autarquia tem a intenção de revisar Aposentadorias por idade, tempo de contribuição, pensão por morte e demais auxílios.
As notificações estão ocorrendo através de carta enviada pelos correios, ou ainda por carta digital que você pode consultar ao baixar o aplicativo dos correios em dispositivos móveis.
Os segurados que receberem o comunicado deverão apresentar em até 60 dias, toda a documentação exigida pelo INSS. A documentação deve ser enviada pelo portal Meu INSS.
O segurado que não cumprir o prazo terá o benefício suspenso e após 30 dias da suspensão terá seu benefício bloqueado, de acordo com a Lei nº 8.212, de 1991.
Envio da documentação
Se você foi notificado pelo INSS, não perca tempo e já envie toda a documentação solicitada pelo instituto. Veja os passos necessário para realização da atualização do benefício.
Primeiro passo, acesse ao Meu INSS.
Quando o segurado acessar o sistema, o usuário precisa selecionar à seguinte opção:
- Atualização de dados de benefício
Feito isso, será necessário anexar os seguintes documentos do titular, procurador ou representante legal:
- CPF
- RG
- Certidão de Nascimento ou casamento
- Título de eleitor
- Carteira de trabalho
A documentação pode pertencer tanto ao titular do benefício, quando do procurador ou representante legal do segurado, se houver.
Toda a documentação solicitada deve estar nos padrões requeridos, em perfeito estado de legibilidade, e no formato e tamanho adequados para análise para que os anexos sejam aceitos no portal.
Não consigo enviar pelo Meu INSS e agora?
Se você está tendo dificuldades para enviar a documentação pela plataforma Meu INSS, será possível realizar o agendamento para o atendimento presencial em uma agência do INSS.
Para isso, basta entrar em contato com a Central Telefônica pelo número 135 e selecionar a opção “Entrega de Documentos por Convocação”.