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Veja o que o Comportamento do Consumidor pode te ensinar para a Black Friday?

por Leonardo Grandchamp
5 minutos ler
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Como é a Black Friday para o consumidor? Compras, compras e mais compras! Comerciantes vivem tempos de festa nessa data com todos os clientes em busca dos melhores preços.

Pensando nisso, que tal estudar um pouco sobre o padrão do consumidor durante Black Friday? Conheça algumas dicas para saber quais as formas mais interessantes de oferecer seus produtos na hora da compra. Com base no histórico do evento, aprenda a lidar melhor com as vendas nesta data!

A Black Friday para o consumidor

A Black Friday é uma data, celebrada inicialmente nos EUA, para incentivar as vendas na época em que o Natal avança. Compradores procuram por produtos, promoções e cortes de preço no final de semana que segue essa comemoração.

Com o Black Friday se aproximando, recentemente, tivemos vários posts sobre o que os clientes costumam comprar durante o evento. Contudo, são poucos os que levam em conta a forma como o público consome nesse período do ano.

Assim, entra em cena o Comportamento do Consumidor, com o qual é possível saber quais os produtos que podem agradar e satisfazer as necessidades dos clientes durante o Black Friday.

O que é o Comportamento do consumidor

Começando pelo básico, é preciso primeiro entender o que é o Comportamento do Consumidor.

Ele é um estudo que tem por objetivo entender como os clientes interagem e se comportam diante de determinadas situações. Com base nessa pesquisa, é possível identificar quais são os pontos que mais despertam interesse no público e, assim, desenvolver novas estratégias para atraí-los.

Por exemplo, na Black Friday o que mais chama atenção dos compradores? Roupas e sapatos! Alguns jogos e brinquedos também são bastante procurados, além de aparelhos eletrônicos como celulares, TVs e computadores. Com base nisso, é possível fazer uma análise preliminar do que os clientes podem estar interessados nos dias desta data tão especial.

Diante de tantos produtos com preços reduzidos, fica difícil escolher por onde começar. Com base na pesquisa do Comportamento do consumidor, é possível identificar quais são as estratégias mais interessantes para apresentar os produtos e atrair o público.

Preços com descontos? Com certeza! Com tempo limitado? É claro! Mas existe algo que atrai ainda mais compradores nessas datas especiais: os brindes. Como um incentivo extra para conseguir vender seus produtos, oferecer alguma coisa espontaneamente ao consumidor é sempre uma boa pedida.

Como exemplo há a empresa Adidas, que já vem acompanhando o Comportamento do Consumidor e preparando surpresas para as próximas datas de Black Friday há alguns anos. Com um plano especial para distribuir brindes durante as vendas, eles garantem mais abertura para negociações com os compradores.

Desse modo, se você é um dono de empresa e deseja aproveitar as oportunidades da data como uma excelente fonte de informação sobre o Comportamento do Consumidor, lembre-se de pesquisar todas as formas possíveis de atrair seus clientes!

A Black Friday e a internet: como o comportamento do cliente te ajuda nisso?

Nos últimos anos, o Comportamento do Consumidor tem ganhado muita notoriedade e é usado para compreender melhor os desejos de um consumidor. Isso porque entender qual o comportamento pode ajudar não só a lidar melhor com as pessoas, mas também para vender mais produtos e serviços.

Desse modo, é importante parar para refletir e entender como os clientes usam os meios que têm disponíveis para comprar. No caso da Black Friday deste ano, a tendência segue sendo as compras online.

Isso significa que para conseguir se preparar para esse período é essencial criar um bom plano de ação voltado para o marketing digital da sua empresa. Usar estratégias como o SEO e o Marketing de Conteúdo é um pré-requisito.

Mas para além disso, vale buscar por novas formas de trabalho que levam em conta o comportamento dos clientes de modo mais concreto, como é o caso do ZMOT. Chamado também de Momento Zero da verdade, essa é uma estratégia desenvolvida pelo próprio Google para ajudar as empresas a conquistarem seus clientes nos primeiros passos da jornada de compra.

Como você é um Comerciante ou Comunicador Digital, a Black Friday pode ser um período de muita ansiedade. Mas se pensarmos bem na questão e nos preparamos para esse momento com antecedência, podemos evitar erros que possam prejudicar nossas vendas durante esses dias festivos.

Assim, é preciso aproveitar a Black Friday para criar uma boa estratégia de Comunicação com os meios digitais e conseguir conquistar os consumidores.

Por Rodrigo Wiethorn, Administrador de Empresas pela UFSC, entusiasta de Tecnologias Web, Darwinismo, Economia Compartilhada, Marketing e Comportamento do Consumidor, temas estes abordados em seu blog ZMOT Institute e portais como Digitalks e Startupi.

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