No momento de requerer sua aposentadoria é primordial que você esteja com todas as documentações em mãos para facilitar a concessão do benefício, é comum ter centenas de benefícios não concedidos pelo INSS e o principal fator é a documentação incompleta.
Por isso esteja atento (a) se possível faça um planejamento previdenciário para escolher a melhor categoria e estar em dia com as suas documentações e não ter burocracias no futuro.
A falta de documentação correta pode gerar 3 resultados:
A maioria dos segurados esquece de juntar as documentações necessárias e acabam deixando para última hora, na matéria de hoje vamos falar um pouco sobre os procedimentos necessários para que você não tenha dores de cabeça no futuro.
Para você escolher a melhor aposentadoria é necessário saber em qual categoria você se encaixa, veja as espécies mais comuns:
Independente de qual categoria você se encaixa, algumas documentações você sempre vai precisar apresentar ao INSS. Veja :
Se a sua Carteira de Trabalho ou CNIS estiver incompletas, você poderá apresentar também:
Para esta categoria é necessário providenciar um documento chamado PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), que é despachado pelo empregador ou pelo sindicato da categoria. Este documento irá comprovar a insalubridade ou periculosidade da atividade exercida.
É necessário levar a certidão de reservista, essa documentação serve para a aposentadoria por idade e por tempo de serviço e podem adicionar alguns anos no seu tempo de contribuição.
Caso a empresa que você exerceu suas atividades laborais tenha falido, é possível ir até o Síndico da Massa Falida e solicitar os documentos, infelizmente você terá uma dorzinha de cabeça.
Para esta categoria é necessário documentos que comprovem o vínculo empregatício no momento do acidente ou início da doença e documentos que comprovem a invalidez:
Estes documentos são:
Infelizmente os segurados não estão atentos as documentações necessárias e isso faz com o que a maioria dos benefícios sejam negados, como mencionamos no começo do texto é muito importante fazer um planejamento previdenciário e ter as documentações em mãos. Pois, além de você não apresentar os documentos na fase administrativa e consequentemente comprometer o resultado no seu processo administrativo no INSS, isso pode comprometer também o resultado do seu processo na justiça.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laís Oliveira
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…