Imagem De beeboys / freepik
Quem acredita que uma guerra entre a Rússia e a Ucrânia não tem nada a ver com o Brasil ou o restante do mundo está muito equivocado.
Isso porque o conflito entre os países despertam temores negativos não somente na Europa ou Estados Unidos, como também em outros países que mantêm parcerias políticas e comerciais com as duas nações, e sim, o Brasil também está nessa extensa lista.
Sendo assim, economistas de todo o mundo estão buscando informações para avaliar quais são os impactos do ataque Russo a Ucrânia, que pode desencadear a maior guerra na Europa desde 1945.
De antemão é improvável que o conflito possa levar a economia global para uma recessão, contudo, o tumulto do mercado e a ameaça de sanções punitivas já estão elevando o preço de atacado da energia e de alguns produtos agrícolas.
Sendo assim, o resultado poderá ser sentido pelos consumidores do Brasil que agora vão ter que pagar mais caro pelos combustíveis assim como pelos alimentos.
Os combustíveis como a gasolina podem sofrer com grandes altas devido ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia, isso porque os combustíveis no Brasil são definidos a partir da cotação do barril de petróleo no mercado internacional.
Assim, toda vez que o petróleo se valoriza no mercado internacional, a tendência é de que os combustíveis fiquem mais caros no país.
Acontece que devido ao conflito entre os países o petróleo já opera em alta passando dos US$ 100, valor mais alto desde 2014. Sendo assim, o preço dos combustíveis podem ser diretamente impactados.
Vale pontuar aqui que o preço do barril de petróleo também traz impactos no valor cobrado para o diesel e o gás de cozinha.
Sendo assim, quanto mais subir o preço do petróleo no mercado exterior, maior será a alta nos preços dos combustíveis no Brasil.
Os alimentos já estavam perto de uma alta de dez anos, contudo, com o conflito entre a Rússia e a Ucrânia a situação pode acabar piorando.
Vale lembrar que a Rússia é o maior exportador de trigo do mundo, já a Ucrânia é exportadora significativa de trigo, milho e óleos vegetais.
Assim, devido a uma possível escassez de ambos os itens, o preço dos alimentos como, pães, biscoitos e demais derivados destes itens deve sofrer com uma grande alta.
Outro ponto preocupante e precisa ser mencionado é que a Rússia é o maior país exportador de nitrato de amônio do mundo, item essencial para a produção de fertilizantes.
Assim, a Agricultura também pode ser impactada devido à escassez de fertilizantes, o que pode trazer um aumento significativo no preço dos alimentos.
Os metais utilizados em uma série de produtos de consumo também acabam tendo o preço reajustado, conforme os investidores tentam identificar as ramificações da invasão Russa à Ucrânia e as sanções dos países que podem afetar os suprimentos.
A Rússia também é um dos principais produtores de metais do mundo, incluindo o alumínio, níquel e cobre, sendo assim, as sanções de países à Rússia podem apertar a oferta dos metais nos mercados globais.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…