Com o intuito de agilizar e facilitar a vida de seus segurados, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), desenvolveu a plataforma digital “Meu INSS”, de maneira que se tornou possível realizar diversos serviços ou parte deles sem nem mesmo sair de casa.
O Meu INSS, pode ser acessado pelo aplicativo (disponível para Android e IOS), ou pelo site de mesmo nome. Atualmente, a plataforma digital já oferece mais de 90 serviços aos seus segurados, como agendamentos de perícia, consulta de extrato de pagamentos, consulta e solicitação de benefícios do instituto, carta de concessão, entre outros.
Ademais, para utilizar todos os serviços disponíveis na plataforma, bastará apenas um usuário e senha, de maneira que o cadastro é simples e prático. Neste sentido, primeiramente é preciso baixar o aplicativo, ou acessar o site Meu INSS. Feito isso, será necessário informar os seguintes dados:
- CPF (Cadastro de Pessoas Físicas);
- Nome completo;
- Nome completo da mãe;
- Data e local de nascimento.
Cabe salientar que é bom estar com a Carteira de Trabalho em mãos, dado que serão solicitadas informações que dizem respeito a questões trabalhistas e previdenciárias do segurado, que podem ser encontradas no referido documento.
Serviços mais utilizados no Meu INSS
Dentre os serviços mais acessados, estão as solicitações de aposentadoria e pensão por morte, emissão do extrato de pagamentos, agendamento de perícia médica, consulta do extrato de contribuição e alteração de pagamento para conta corrente. Diante disso, confira como realizar cada um destes pela plataforma.
- Solicitar a aposentadoria
- Faça o login no site ou aplicativo Meu INSS;
- Selecione a opção “Serviços”, em seguida “Benefício”;
- Clique em “Agendamentos/Solicitações”;
- Vá em “Novo Requerimento”;
- Selecione o benefício desejado, no caso alguma categoria da aposentadoria;
- Preencha ou atualize suas informações;
- Anexe os documentos exigidos e informe os dados solicitados;
- Feito isso, basta concluir o pedido.
Lembrando que a previdência possui regras bem detalhadas no que diz respeito a aposentadoria. Assim sendo, é sempre recomendado se planejar e buscar o acompanhamento de um advogado, antes de realizar o requerimento.
- Requerimento da pensão por morte
- Acesse a plataforma do Meu INSS;
- Vá em “Serviços”;
- Clique em “Benefícios”;
- Selecione “Agendamentos/Requerimentos”
- Clique em “Novo Requerimento”;
- Verifique e atualize seus dados se necessário;
- Digite “Pensão por Morte” na barra de pesquisa;
- Você será informado se será necessário atendimento presencial.
- Emitir extrato de pagamento
- Acesse o site ou aplicativo “Meu INSS”;
- Escolha a opção “Do que você precisa?”;
- Digite na barra de pesquisa ”Extrato de Pagamento de Benefício”;
- Clique no ícone de lápis;
- Selecione os meses desejados de extrato;
- Feito isso, basta baixar o PDF.
- Agendar perícia médica
- Faça o login no portal Meu INSS;
- Clique na opção “Agende sua perícia”;
- Vá em “Agendar Novo”;
- Feito isso, basta acompanhar seu agendamento em “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”.
Em situações que por algum motivo você ficou incapaz de estar presente na data, hora e local marcado para a perícia, basta ir em “Agendar perícia” e em seguida “Remarcar perícia”. Isto também pode ser feito ligando na central de atendimento pelo número 135.
- Consulta o extrato de contribuição (CNIS)
- Baixe o aplicativo ou acesse o site Meu INSS;
- Selecione a opção “Extrato Previdenciário”;
- Baixe o PDF.
O documento baixado diz respeito ao Cadastro Nacional de Informações Sociais, ou só CNIS. Nele é possível encontrar informações como períodos de trabalho, bem como as remunerações recebidas nestes.
- Alterar o pagamento de benefícios para conta corrente
- Acesse a plataforma do Meu INSS;
- Vá em “Agendamento/Solicitações”
- Escolha a opção “Atualização para manutenção de Benefício e outros serviços”;
- Clique em Transferir Benefício para Conta Corrente
- Informe os dados da conta corrente de sua titularidade;
- Feito isso, envie os documentos exigidos.
Outros serviços disponíveis na plataforma
Como já introduzido o Meu INSS soma mais de 90 serviços, além dos já citados acima, confira mais alguns disponíveis na plataforma digital:
- Extrato do imposto de renda;
- Extrato de empréstimos consignados;
- Auxílio-doença;
- Benefícios Assistenciais;
- Cadastrar ou renovar procuração, ou representante legal;
- Calendário de Pagamento;
- Carta de Concessão;
- Certidão de tempo de contribuição;
- Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
- Declaração de Benefício do INSS;
- Declaração de Contribuinte Individual (DRSCI);
- Emitir Guia de Pagamentos (GPS);
- Encontre uma Agência;
- Enviar documentos digitalizados;
- Prova de Vida Digital;
- Recurso e revisão;
- Resultado de Benefício por Incapacidade;
- Salário maternidade.