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Diante de tantas particularidades no ramo empresarial, as empresas do setor de prestação de serviços ainda precisam enfrentar uma série de desafios específicos para prosperar e se consolidar no mercado.
Vamos juntos ver quais são os principais desafios do setor de serviços.
Este é um dos primeiros desafios de toda empresa, o controle da finanças, no entanto, se tratando do setor de serviços, para lidar com as receitas é preciso entender as variações que podem acontecer de um mês para o outro.
É nítido que o faturamento proveniente da venda de serviços é mais instável do que quando o assunto são produtos, tendo em vista as diferenças na frequência da demanda.
É comum que em segmentos como, consultoria, manutenção e turismo, por exemplo, as demandas sejam mais pontuais, enquanto nas áreas de contabilidade educação e transporte, a existência de contas fixas facilita na previsão de um faturamento.
De qualquer maneira, o empresário que atua nesse nicho precisa estar preparado para lidar com a instabilidade atribuída a ele, principalmente ao iniciar um negócio.
A recomendação é, sempre tenha um planejamento com previsões financeiras para um futuro próximo, pois, nunca se sabe quando uma maré de azar poderá atingir a empresa.
Provavelmente a resposta que boa parte dos prestadores de serviços dará ao ser questionado sobre as dificuldades da área, será relacionada à precificação, afinal, estabelecer preços para a venda de produtos é bem diferente do que definir o valor de um serviço, atividade que envolve desafios e métodos particulares.
Na prática, costuma ser muito mais fácil determinar o valor de um serviço em comparação com o mesmo, só que, de um produto, tendo em vista que a abordagem se direciona a um bem intangível, o qual não pode ser tocado nem carregado.
Isso acontece porque, enquanto há a possibilidade de guardar e armazenar os produtos em estoque, correndo o risco de perder o prazo de validade a médio e longo prazo, os serviços prestados têm limitações específicas quanto à disponibilidade associada a recursos humanos e materiais, uma vez que, irá depender da participação ou presença do consumidor.
Vale mencionar que, um produto pode ser mensurado mediante métricas de massa como, gramas, quilogramas, toneladas; tamanho através de centímetros e metros; ou volume por meio de litros ou metros cúbicos, para estabelecer os preços.
Já no caso dos serviços prestados, a definição de valores exigem um método diferenciado, de maneira que o cálculo irá se basear na diária, horas de trabalho e mensalidades dedicadas.
É importante destacar que, dependendo do tipo de serviço, a qualidade estará agregada à produtividade e desempenho dos funcionários, direcionando as atenções para a gestão do departamento de Recursos Humanos.
Pois, o gestor de serviços precisará se atentar quanto aos indicadores como, taxas de absenteísmo e índice de turnover (rotatividade), por exemplo, os quais podem gerar despesas altas para as empresas do setor de serviços, sem contar os gastos com a terceirização da mão-de-obra que também deve integrar a conta.
Normalmente, as empresas do setor de serviços possuem um estoque de gerenciamento reduzido, porém, precisa se preocupar excessivamente com a previsão de demanda.
Considerando que estes serviços são prestados com base na demanda e, dependem da capacidade da mão-de-obra, o empresário precisará investir em projeções e se manter preparado para estar sempre apto a atender as necessidades dos clientes.
Por Laura Alvarenga
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