22°C 35°C
Uberlândia, MG
Publicidade

Veja tendências para o Trade Marketing e vendas em 2024

Veja tendências para o Trade Marketing e vendas em 2024

16/11/2023 às 15h30 Atualizada em 16/11/2023 às 18h30
Por: Leonardo Grandchamp
Compartilhe:
Imagem: creativeart / freepik
Imagem: creativeart / freepik

Em um cenário empresarial em constante evolução, as estratégias de trade marketing desempenham um papel crucial na construção de uma presença sólida no mercado, conectando de forma eficaz as marcas e consumidores nos pontos de venda. Isso envolve aprimorar a visibilidade, disponibilidade e promoção dos produtos, contribuindo para o aumento da eficiência da cadeia de suprimentos e a maximização da rentabilidade. 

Continua após a publicidade

A implementação desses sistemas pode impulsionar os negócios de diversas maneiras, desde o aumento das vendas e o fortalecimento da presença da marca no mercado até a melhoria da fidelização do cliente e a  otimização da gestão de categorias. Como resultado, a receita e a participação de mercado experimentam um crescimento substancial, proporcionando um alto impulso para as empresas em 2024.

Leia tambem: Os Cinco Pilares Essenciais Do Trade Marketing Digital

Alexandre Abreu, diretor de novos negócios na Astéria, destaca a importância do setor estar cada vez mais evidente para as organizações. "O trade marketing traz benefícios significativos, incluindo a capacidade de otimizar o mix de produtos, melhorar a execução no ponto de venda, aprimorar a experiência do cliente e ainda fortalecer as relações com os parceiros de canal. Isso leva a um crescimento sustentável e à conquista de vantagens competitivas", comenta.

Abaixo, confira cinco tendências para o Trade Marketing em 2024:

Continua após a publicidade

Inteligência Artificial e Análise de Dados

Em 2024, a inteligência artificial (IA) e a análise de dados desempenharão um papel fundamental no trade marketing. Empresas estão investindo em algoritmos avançados para prever tendências de mercado, comportamento do consumidor e otimizar a eficácia das campanhas. A IA também será utilizada para personalizar experiências de compra, proporcionando ofertas e promoções específicas para cada cliente.

Leia também: Como O Marketing Digital Pode Ajudar Sua Empresa

Experiência do Cliente Personalizada

A personalização continua sendo uma prioridade para as estratégias de trade marketing em 2024. As empresas estão adotando abordagens mais personalizadas para envolver os consumidores, desde ofertas exclusivas até programas de fidelidade altamente personalizados. A utilização de dados do cliente de forma ética e transparente será fundamental para criar experiências que ressoem com o público-alvo.

Realidade Aumentada no Ponto de Venda

A realidade aumentada (AR) ganhará destaque nos pontos de venda, proporcionando aos consumidores experiências imersivas e interativas. Campanhas que integram AR para permitir que os clientes visualizem produtos em seus ambientes antes da compra, por exemplo, prometem aumentar a atratividade das marcas e impulsionar as taxas de conversão.

Continua após a publicidade

Sustentabilidade e Responsabilidade Social

À medida que a conscientização ambiental cresce, as empresas de trade marketing estão incorporando práticas sustentáveis em suas estratégias. Campanhas e produtos ecologicamente corretos não apenas atendem às expectativas dos consumidores preocupados com o meio ambiente, mas também contribuem para uma imagem de marca positiva.

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo continuará a ser uma ferramenta valiosa para contar histórias envolventes e construir conexões genuínas com os consumidores.

Segundo Alexandre, além desses fatores, a crescente concorrência exigirá também que as empresas se tornem mais ágeis e inovadoras em suas estratégias de trade marketing. “Investir em equipes especializadas, ferramentas de análise de dados, tecnologia de gerenciamento de categorias e o marketing promocional, é o principal caminho para garantir o melhor impulsionamento dos negócios. Um exemplo disso é a nova ferramenta que faz parte do escopo de atuação da Astéria, o TradeSuite, uma solução pensada e desenvolvida para auxiliar o dia a dia do time do Trade Marketing das grandes empresas”, explica.

A combinação desses elementos permitirá que as empresas otimizem a execução de suas estratégias de trade marketing, alcancem uma presença marcante nos pontos de venda e conquistem a lealdade dos clientes, resultando em um crescimento sólido e sustentável no competitivo cenário de 2024.

A marca Astéria, possui mais de 18 anos de experiência no setor tecnológico e oferece para o mercado nacional e internacional soluções exclusivas e inovadoras, que utilizam tecnologias modernas e consolidadas para empresas de médio e grande portes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
29°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 35°

28° Sensação
3.49km/h Vento
29% Umidade
40% (0.14mm) Chance de chuva
06h03 Nascer do sol
06h08 Pôr do sol
Dom 35° 21°
Seg 36° 21°
Ter 36° 24°
Qua 36° 23°
Qui 37° 22°
Atualizado às 09h07
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,51 +0,00%
Euro
R$ 6,16 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,60%
Bitcoin
R$ 368,713,34 -0,30%
Ibovespa
131,065,44 pts -1.55%
Publicidade
Publicidade