Negócios

Vendas, análise de dados e excel são as certificações que os recrutadores mais sentem falta nos profissionais

Em um cenário de grande competitividade, a qualificação profissional tem sido fator determinante para a colocação no mercado de trabalho. Mais do que que a aquisição de um diploma, recrutadores têm identificado diversas carências na hora de contratação, é o que um aponta um levantamento realizado pela Catho Educação. Segundo o estudo, realizado com mais de 230 recrutadores, vendas (26%), análise de dados (26%) e excel (23%) são as certificações que mais fazem falta nos profissionais.

A pesquisa ainda identificou outros requisitos durante o processo e seleção de candidatos, tais como comunicação e escrita (23%), estratégia (19%), curso técnico (15%) e conhecimento em um segundo idioma (9%).

A carência por profissionais qualificados ainda é apontada por 81% dos profissionais de RH como uma das maiores dificuldades do recrutamento. Ainda do ponto de vista do recrutador, falta de atrativos oferecido pelas próprias empresas aos candidato(13%), salários e benefícios abaixo do mercado (13%) e difícil acesso ao local da corporação (5%) são outros pontos impeditivos na hora da contratação.

Para Fernando Gaiofatto, gerente de Catho Educação, um curso por si só não é um diferencial para o profissional. O que traz destaque para o currículo é a escolha da qualificação, essa precisa trazer os conhecimentos necessários para o plano de carreira que se almeja alcançar

“Há hoje diversas formas de se qualificar, podem ser cursos presenciais, onlines, de curta ou longa duração. Isso não significa necessariamente que o profissional ‘precise’ ter uma graduação, significa que ele tem que estar preparado para a sua área de atuação. É isso que a pesquisa aponta, que os recrutadores estão atentos às especificidades”, afirma Gaiofatto.

O profissional ainda destaca a importância dos cursos de curta a duração, cujo os principais benefícios são: colocação profissional ágil e aumento de renda. “Cursos técnicos, em sua grande maioria, costumam durar, no máximo, dois anos e possuem baixo custo de investimento. Essa formação prepara profissionais completos, pois estes adquirem a técnica especializada necessária para o mercado de trabalho”, explica Fernando.

Vale ressaltar que para diversas áreas, os cursos de graduação são determinantes para a carreira dos profissionais.Segundo dados da 58º Pesquisa Salarial da Catho, o curso superior proporciona aumento salarial de 45% em cargos como coordenador ou supervisor. Em cargos de profissionais técnicos, esse aumento representa 25%, enquanto assistentes, auxiliares e operacionais recebem 23% de aumento no salário.

Sobre a Catho

Com tecnologia de ponta, a Catho, multinacional com mais de 900 colaboradores no Brasil, tem como missão mudar a vida das pessoas por meio do trabalho e carreira. Graças a uma cultura aberta à inovação e à criatividade, a Catho tornou-se uma das melhores empresas de tecnologia para trabalhar no Brasil, segundo o Great Place to Work (GPTW).

Wanessa

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

30 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago