Negócios

Vendas no comércio aumentaram de agosto para setembro

Em setembro deste ano, o comércio varejista registrou um aumento de 0,6% no volume de vendas em todo o país, em comparação com o mês anterior. Esse crescimento vem após uma variação negativa de 0,1% em agosto. Os dados são provenientes da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) e foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (8).

Além disso, o setor varejista apresentou crescimentos notáveis em diversas métricas: em relação a setembro do ano anterior, houve um aumento de 3,3%, no acumulado deste ano houve uma elevação de 1,8%, e no acumulado de 12 meses, o crescimento foi de 1,7%.

Leia também: Vendas No Comércio Tiveram Recuo Em Agosto

O crescimento de 0,6% entre agosto e setembro foi impulsionado principalmente por três das oito atividades avaliadas pelo IBGE: móveis e eletrodomésticos (2,1%), hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,6%), e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,4%).

Por outro lado, cinco atividades registraram quedas nesse período: combustíveis e lubrificantes (-1,7%), tecidos, vestuário e calçados (-1,1%), livros, jornais, revistas e papelaria (-1,1%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,9%) e equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-0,1%).

Leia também: A ascensão do e-commerce: como as transações digitais estão moldando a economia moderna

A receita nominal também teve um desempenho positivo, com um crescimento de 1% na comparação com agosto. Em relação a setembro do ano anterior, a receita aumentou 5,4%, enquanto no acumulado do ano e nos últimos 12 meses, a elevação foi de 4,3% e 6%, respectivamente.

Varejo ampliado

O setor de varejo ampliado, que abrange não apenas o comércio varejista, mas também os segmentos de materiais de construção e vendas de veículos e peças, registrou um crescimento de 0,2%. No entanto, esse crescimento foi menor em comparação com o comércio varejista devido às quedas de 0,9% nas vendas de veículos, motos, partes e peças, e 2% nas vendas de materiais de construção.

O segmento ampliado apresentou crescimentos de 2,9% na comparação com setembro de 2022, 2,4% no acumulado do ano e 1,6% no acumulado de 12 meses. Além disso, a receita nominal do varejo ampliado cresceu 0,5% em relação a agosto deste ano, 4,9% na comparação com setembro do ano passado, 5,7% no acumulado do ano e 6,5% no acumulado de 12 meses.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

2 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

7 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

10 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

15 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

16 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

16 horas ago