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Via Varejo é investigada por possível fraude contábil

Ação da Via varejo tem negociação suspensa após denúncia de fraude contábil

Desde que a família Klein retomou o controle da Via Varejo, a dona das Casas Bahia e do Ponto Frio tem reconquistado gradualmente a confiança do mercado, que aposta numa virada na gestão da empresa. Mas possíveis problemas na contabilidade da companhia pode mexer com os brios dos investidores.

Há pouco, a própria Via Varejo informou ter recebido denúncias anônimas quanto a supostas irregularidades contábeis — essas informações foram repassadas à empresa entre o fim de setembro e o começo de outubro. E, como resultado, um comitê de investigação foi estabelecido para examinar o conteúdo dessas acusações.

Como resultado, as ações ON da Via Varejo (VVAR3) passaram a despencar. Antes de as informações se tornarem públicas, os papéis operavam em queda de 1,55%, a R$ 6,98. Mas, por volta de 12h40, os ativos da empresa já despencavam cerca de 9%, a R$ 6,45.

A varejista ressalta que esse comitê é assessorado por consultores independentes. Uma primeira fase de análise já foi concluída e, segundo a companhia, não confirmou as alegações de irregularidades contábeis — no entanto, uma segunda etapa de investigação ainda está em andamento.

A Via Varejo ainda destaca que, até o momento, essa nova fase também não encontrou qualquer sinal de fraude nos livros contábeis da empresa. Assim, a dona das Casas Bahia e do Ponto Frio diz que, por mais que as investigações ainda não tenham terminado, a divulgação do balanço referente a terceiro trimestre deste ano não será adiada.

Os números trimestrais da varejista serão reportados nesta quarta-feira (12), depois do fechamento dos mercados — a teleconferência com analistas e investidores está prevista para amanhã, às 14h00 (horário de Brasília). Analistas projetam um aumento no prejuízo líquido da companhia na base anual.

Com Informações de Suno Notícias, Ibovespa

 

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

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