Com grande importância na absorção de cálcio e fósforo pelo intestino, a vitamina D é reconhecida tradicionalmente pela medicina como uma das substâncias essenciais para o fortalecimento dos ossos.
Além disso, ela previne o raquitismo na infância e a osteopenia e a osteoporose na terceira idade.
Estudos também mostram o seu poder para combater a pressão arterial, controlar o peso e afastar o risco de tumores.
Segundo Dr. Paulo Lessa, a alimentação é necessária, porém não é suficiente para garantir doses adequadas de vitamina D no organismo. “A maior parte desse nutriente é obtido pela exposição solar.
Há casos de pessoas que, com a devida prescrição médica, é claro, podem e devem fazer a suplementação”.
![](https://www.jornalcontabil.com.br/wp-content/uploads/2020/05/remedio.jpg)
A Vitamina D favorece a saúde óssea, muscular e combate fraturas. “Além dessas funções, há estudos sugerindo que a vitamina D interfere no sistema imunológico e que sua deficiência teria ligação com o desenvolvimento de doenças autoimunes, a exemplo de diabetes, doença inflamatória intestinal, artrite e outras”, conta o médico.
Aonde você encontra a Vitamina D:
– Sol;
– Leite;
– Salmão;
– Sardinha;
– Óleo de fígado de peixe;
– Cogumelo;
– Ovos;
– Alguns cereais que são fortificados com essa vitamina.
Ela também é de suma importância para as gestantes, visto que previne complicações para as mulheres durante esse período delicado e seus bebês.
“Por essas e outras você deve se consultar regularmente com seu médico e fazer os devidos exames. Coloque sua saúde em primeiro lugar”, finaliza Dr. Paulo Lessa
Por Dr. Paulo Lessa é capixaba e especialista em saúde e qualidade de vida.