Você está planejando mudar de país? Procurar um local que te dê mais oportunidades de trabalho e consequentemente uma chance de mudar de vida? Se você busca tudo isso, podendo viver em um país seguro, tranquilo e próspero, a Bélgica pode ser o país ideal para você.
Assim como ocorre em vários países da Europa, a Bélgica vem enfrentando diversos problemas com falta de trabalhadores. Se a Bélgica é um destino interessante, as três regiões que compõem o país, sendo elas Flandres, Bruxelas e Valônia, estão sofrendo com a falta de profissionais para atender as suas demandas.
A Bélgica é um país pequeno, mas extremamente bem estruturado e economicamente desenvolvido. Por lá, os trabalhadores desfrutam de um altíssimo padrão de vida, tendo serviços gratuitos do mais alto nível possível, como excelentes cuidados em saúde e educação.
Se você quer se mudar para um país, e ter chances de prosperar rapidamente, existe um segredo muito importante e simples do qual você precisa conhecer: procure quais são as profissões, áreas e setores que sofrem com a maior escassez de profissionais, por ser exatamente ali que estão as melhores oportunidades para estrangeiros.
Contudo, no caso da Bélgica, vale mencionar um fato curioso, enquanto muitos países que lidam com a escassez de profissionais, veem isso acontecendo em todo o país, na Bélgica a escassez oscila conforme a região, ou seja, em Bruxelas são necessários determinados profissionais, em Flandres outros e Valônia outros diferentes.
Assim como falamos antes, as profissões com maior escassez de profissionais variam muito dependendo da região. Mas para simplificar, vamos te contar quais são as ocupações em alta em cada uma das três regiões da Bélgica.
Em Flandres as principais profissões que estão sofrendo com escassez de trabalhadores são:
Em Valônia, as profissões com maior escassez de trabalhadores incluem:
Já em Bruxelas, as principais profissões que sofrem com escassez de trabalhadores são:
Um fato importante sobre a Bélgica, é que desde o mês de maio de 2024, o governo belga implementou novas regras para estrangeiros que desejam trabalhar no país. Logo, mesmo que o país enfrente escassez de trabalhadores, as regras estão mais rígidas.
Dessa maneira, o mais importante para quem deseja viver e trabalhar no país, é conseguir um emprego por lá, do qual o empregador terá que comprovar que você possuí experiência e qualificação necessária para viver por lá. Então se você estiver pensando em viver por lá, tenha provas de suas competências profissionais.
Conforme informado pelo governo belga, o objetivo não é dificultar a chegada de estrangeiros no país, mas sim, garantir que cheguem estrangeiros devidamente capacitados para preencher exatamente as áreas onde o país sofre com a falta de trabalhadores.
Logo, se o seu objetivo é viver e trabalhar na Bélgica, tenha em mente que o melhor caminho para isso, é necessariamente se voltar para as atividades que o país necessita de trabalhadores, ter experiência e como comprovar suas habilidades.
Se você é contador, com toda certeza está cansado de explicar para os seus clientes…
Se você está desistindo do seu Microempreendedor Individual (MEI) e já decidiu que vai encerrar…
O Brasil possui um número crescente de Microempreendedores Individuais (MEIs), atraídos pela simplicidade do processo…
Desde sua criação em 1994, o Real trouxe consigo a promessa de estabilidade econômica após…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é conhecido principalmente por garantir a aposentadoria aos…
Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…