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Você faz parte do mundo digital? - 10 dicas para o profissional liberal

Você faz parte do mundo digital? - 10 dicas para o profissional liberal

20/07/2023 às 15h50 Atualizada em 20/07/2023 às 18h50
Por: Bia Montes
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Imagem: jannoon028 / freepik
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Se você é um profissional liberal ou autônomo e está interessado em alavancar o seu negócio, conseguir mais clientes, o mundo digital é a sua oportunidade

Imagem: DilokaStudio / freepik

Literalmente de A a Z, de administradores a zootecnistas, a lista de profissões que podem atuar como profissionais liberais inclui dezenas de categorias, tais como advogados, dentistas, médicos, terapeutas, agrônomos, arquitetos, contadores, corretores, economistas, engenheiros, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos, entre muitas outras.

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Para se ter uma ideia do contingente de pessoas incluídas neste segmento, a Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL) - a principal entidade da categoria - reúne nada menos do que 31 federações, mais de 500 sindicatos de 55 profissões e cerca de 15 milhões de profissionais em todo o País.  

Em razão de atuarem de forma autônoma e em um ambiente cada vez mais concorrido, esses profissionais precisam trabalhar o próprio marketing, algo que não costuma ser ensinado nas faculdades. E, em 2023, é impossível falar em marketing sem presença digital. Entretanto, alerta Matheus Marcondes, fundador da Smile University, escola de marketing, gestão e negócios para profissionais liberais, antes de sair criando site próprio e perfis em redes sociais, é essencial que o profissional descubra o seu propósito.  

Leia também: Profissional Liberal Pode Ser Um Microempreendedor Individual?

"Todo profissional deveria começar pelos três Ps: 'por que', 'para quem' e 'produto'. Exemplo: um jovem escolheu ser médico porque viu a avó ficar doente e, então, ele decidiu cuidar de outras avós. Esse é o seu 'porquê'. O 'para quem' dele serão as pessoas de 60 anos em diante. E o 'produto' dele será a geriatria. Isso é muito importante para você se conectar com pessoas que acreditam no que você acredita", explica Marcondes. "Quando você não tem consciência sobre isso, normalmente você quer atender todo mundo, e não atende ninguém bem". 

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A seguir, Marcondes elenca 10 passos essenciais para que um profissional liberal consiga posicionar-se e destacar-se no mundo virtual e, por consequência, fechar negócios no mundo real.  

Imagem: liuzishan / freepik

1 – Tenha um site 
Parece antiquado, né? Mas não! A cada dia, cerca de 5,5 milhões de pesquisas são feitas na internet, e mais de 60% delas são de pessoas em busca de produtos ou serviços. E para onde os sites de busca remetem? Para os sites! Por isso, os mecanismos de busca tornam-se peças muito relevantes para quem pretende posicionar o seu empreendimento no mundo virtual, atraindo interessados reais para o seu negócio. 

2 – Cadastre-se no Google Meu Negócio 
Quando se faz uma pesquisa por estabelecimentos físicos no Google, principal buscador da internet, os empreendimentos que recebem destaque – com localização, telefone e horário de funcionamento – são aqueles cadastrados no Google Meu Negócio. Por isso, incluir seu negócio na ferramenta é indispensável. 

3 – Esteja nas redes sociais 
Não há como escapar: hoje, para ser competitivo, os profissionais liberais precisam estar nas redes sociais. Mas fique atento: as redes são diferentes e atraem e têm impactos diferentes em públicos diferentes. Por isso, é importante que o profissional procure entender em quais redes comunicar-se com seus clientes. 

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4 – Use o WhatsApp Business 
A versão do app voltada para empresas inclui vários benefícios. Entre os principais estão a possibilidade de utilização de etiquetas personalizadas, separando os clientes por categorias distintas, e a criação de um catálogo virtual, com descrição, fotos e preço de seus produtos. 

Leia também: A Importância Do Marketing Digital Para O Microempreendedor Individual 

5 – Conheça o Marketplace 
A plataforma destina-se exclusivamente a vendas de produtos e serviços. Disponível no Facebook e no Instagram, é uma boa vitrine para quem precisa expor seu trabalho. 

6 – Mantenha um blog corporativo 
Os blogs são ótimas ferramentas para se estabelecer uma relação com clientes e potenciais clientes. Neste espaço, o profissional pode oferecer textos que agreguem valor aos leitores e que, além de estimularem a venda de seus produtos ou serviços, servirão para construir e reforçar sua imagem e autoridade no respetivo segmento de atuação. 

7 - Invista em anúncios 

Em algumas situações, investir em tráfego pago pode ser interessante. Os anúncios podem ser feitos tanto no Google com nas redes sociais, podendo ser segmentados conforme o público que se pretenda impactar. 

8 – Faça e-mail marketing 
Parece demodê, mas essa ainda é uma ferramenta bastante útil de comunicação com os clientes. No entanto, vale um alerta: cuidado para não torrar a paciência do seu destinatário. Um e-mail marketing será mais assertivo quando for parte de um plano de comunicação planejado e estruturado.  

Imagem: rawpixel.com / freepik

9 – Seja ágil e constante

De nada adianta manter site, blog e redes sociais e não atualizá-los ou responder aos contatos por eles gerados de forma ágil. Por isso, publique conteúdos relevantes com frequência, responda aos contatos recebidos por e-mail e redes sociais e envie e-mails para clientes que já compraram ou fizeram contato, sempre com o cuidado de não exagerar, fazendo com que seu endereço vá parar na lista de spam. 

10 – Estude marketing digital 
Para que o conjunto de ações acima funcione, estude as principais técnicas de marketing digital. Exemplo: para que seu site e blog apareçam com destaque nas primeiras páginas do Google, é importante serem otimizados para SEO (search engine optimization ou otimização de mecanismos de busca). Mas essa é apenas uma técnica. Há diversas outras, como marketing de conteúdo, análise concorrencial, otimização de conversão, gestão de redes sociais, mídia paga, etc. E conhecê-las – e aplicá-las – fará com que você se destaque na multidão digital. 

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