Um novo auxílio de R$ 550 já pode ser pedido por pessoas com deficiência, e esteja recebendo o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
O auxílio-inclusão é destinado a pessoa com deficiência que esteja recebendo o BPC. O valor será de R$ 550 (meio salário mínimo). Na verdade, se trata de um programa de incentivo, segundo o Governo Federal.
A intenção do governo é que o auxílio possa estimular o cidadão a entrar e permanecer no mercado de trabalho.
Desta forma, o beneficiário que recebe o BPC conseguir um trabalho com carteira assinada vai poder fazer o pedido do auxílio-inclusão no valor de R$ 550.
Estando trabalhando com carteira assinada, o beneficiário deixa de receber o BPC (Benefício de Prestação Continuada), passando a receber o salário do emprego e o auxílio-inclusão de R$ 550.
No entanto, o trabalhador que perder o emprego, automaticamente volta a receber o benefício. Sendo necessário que seus dados estejam atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).
Quem pode solicitar?
O auxílio pode ser solicitado por:
Pessoas com deficiência que recebem o BPC
Pessoas com deficiência que exercem alguma atividade remunerada em até dois salários mínimos
Pessoas que estejam recebendo ou receberam o BPC nos últimos cinco anos.
Como pedir o auxílio
Você poderá pedir o auxílio-inclusão através do telefone 135 (Central de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS).
Também pode ser solicitado por meio do site MEU INSS ou ainda pelo aplicativo do instituto.
Os documentos exigidos são: CPF e o CadÚnico, que precisa estar atualizado. O governo informou que levará 30 dias úteis para o pedido do auxílio-inclusão ser analisado.