Muitas pessoas sonham em abrir seu próprio negócio, principalmente neste momento de pandemia que estamos vivendo, onde muitos brasileiros estão sendo demitidos, ou afastados de suas atividades e tendo uma diminuição do seu salário, tudo isso em decorrência à pandemia que estamos vivendo. No conteúdo de hoje vamos esclarecer como abrir um MEI. Acompanhe
“Microempreendedor Individual” é basicamente uma empresa simplificada, para o cidadão que está começando seu empreendimento, até mesmo para os autônomos que pretendem formalizar o seu negócio.
Com a formalização do seu negócio, a pessoa passa a exercer como pessoa jurídica CNPJ, logo ela poderá emitir notas fiscais e ter os mesmo direitos de qualquer trabalhador, esses direitos são:
Sendo microempreendedor individual, a sua empresa estará enquadrada no Regime de tributação do Simples Nacional, logo você terá uma carga tributária reduzida, contando também com um sistema de recolhimento único simplificado.
“Documento de Arrecadação do Simples Nacional”, é através deste documento que o MEI efetua o pagamento com um valor fixo mensal de acordo com a atividade exercida, os valores para recolhimentos são:
Clique aqui para ver todas as atividades permitidas para o MEI.
Veja a lista completa de todas as atividades permitidas para o MEI.
1° Passo: Analise as condições do negócio
Dependendo da região onde você reside, algumas atividades são proibidas, é necessário fazer o cadastro no portal de serviços do governo, criar sua conta de acesso no portal de serviço do governo e depois fazer a escolha de uma das opções que estarão disponíveis no aplicativo Meu gov.br.
2 ° Passo : Crie sua conta no Portal do empreendedor
Logo quando você abrir sua conta, será necessário abrir um MEI no Portal do Empreendedor.
Isto só é obrigatório quando o MEI vende produtos ou serviços para uma empresa, para prestar serviço para pessoas físicas, não é necessário emitir nota fiscal.
Para emitir a nota fiscal, verifique com a Secretaria da Fazenda do Estado ou do Município os procedimentos necessários para isso.
Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar.
Já imaginou economizar de R $50 a R $300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.
E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.
Por Laís Oliveira
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…