Chamadas

Você sabe do que se trata a matrícula do imóvel? Entenda

A matrícula do imóvel nada mais é que um documento no qual é comprovado que determinada pessoa é, de fato, proprietária do imóvel. Em outras palavras, ele individualiza a propriedade, de modo que a matrícula é o CPF do imóvel. 

Neste sentido, na matrícula constará quem é o dono do terreno ou bem imóvel, além de possuir um número de identificação, averbação do imóvel e os atos de registro. O documento poderá ser solicitado no cartório em que a propriedade foi registrada, ou por meio do serviço ‘online’ “cartório 24hrs”, todavia, em ambos os casos, será necessário saber o número da matrícula. 

No que diz respeito a abertura da matrícula, ela acontece mediante a apresentação de algum título, seja um contrato de compra e venda ou uma escritura pública. Desta forma, o processo previsto em algumas situações, confira: 

Photo by @pressfoto / freepik
  • Quando do primeiro registro diz respeito ao imóvel localizado na circunscrição do respectivo Registro Imobiliário;
  • Quando não há mais espaço nos livros anteriores do cartório para transcrição da transmissão do imóvel e eventuais anotações;
  • Quando houver fusão ou unificação dos imóveis matriculados, de modo a excluir às duas escrituras referentes ao imóvel e assim criar outra matrícula;
  • Quando é alterado a finalidade do imóvel, como, por exemplo, o imóvel passou de comercial para residencial, ou vice-versa;
  • Quando essa providência for de interesse da Serventia, o que deverá ser feito sem qualquer custo para os interessados. Esta situação ocorre quando o Oficial toma a iniciativa de abrir matrículas sem qualquer motivo que o obrigue a realizar o processo, bem como em casos de parcelamento do solo, nos quais o Oficial pode optar pela pronta abertura de matrículas.
  • Mediante a solicitação do proprietário. Neste caso ele deverá arcar com todos os custos que envolvem todos os atos registrais.

Cabe salientar, que o custo da matrícula de imóvel é tabelado, ou seja, o preço redigido por lei e deve ser obedecido por todos os cartórios. Confira a tabela de emolumentos.

Importante! Não se deve confundir a matrícula com a escritura pública, sendo esta segunda um documento que serve para comprovar a compra e venda de um imóvel entre os envolvidos. 

Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

5 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

10 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

13 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

18 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

19 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

19 horas ago