A matrícula do imóvel nada mais é que um documento no qual é comprovado que determinada pessoa é, de fato, proprietária do imóvel. Em outras palavras, ele individualiza a propriedade, de modo que a matrícula é o CPF do imóvel.
Neste sentido, na matrícula constará quem é o dono do terreno ou bem imóvel, além de possuir um número de identificação, averbação do imóvel e os atos de registro. O documento poderá ser solicitado no cartório em que a propriedade foi registrada, ou por meio do serviço ‘online’ “cartório 24hrs”, todavia, em ambos os casos, será necessário saber o número da matrícula.
No que diz respeito a abertura da matrícula, ela acontece mediante a apresentação de algum título, seja um contrato de compra e venda ou uma escritura pública. Desta forma, o processo previsto em algumas situações, confira:
Cabe salientar, que o custo da matrícula de imóvel é tabelado, ou seja, o preço redigido por lei e deve ser obedecido por todos os cartórios. Confira a tabela de emolumentos.
Importante! Não se deve confundir a matrícula com a escritura pública, sendo esta segunda um documento que serve para comprovar a compra e venda de um imóvel entre os envolvidos.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…