Profissionais brasileiros testemunham uma crescente influência do conceito de thought leader, originado nos Estados Unidos e cada vez mais presente por aqui.
Thought Leader
Essa expressão refere-se a líderes de pensamento cuja influência vai além das fronteiras profissionais, inspirando pessoas com suas ideias, comportamentos e sinalizações de tendências.
No ambiente profissional, o thought leader tornou-se um farol de sabedoria, que molda ativamente a carreira, transforma discursos e contribui para o desenvolvimento de práticas inovadoras.
Para Juliana Algodoal, fonoaudióloga e PHD em análise do discurso para o trabalho, numa era em que a comunicação no ambiente de trabalho desempenha um papel crucial, o thought leader emerge como uma potente voz, oferecendo insights valiosos para as organizações.
Leia também: Carreira: Além de saber falar, colocar a escuta ativa em prática, pode deslanchar sua carreira
“O thought leader se constrói pelo poder da comunicação. É aquele que sabe seu papel e a mensagem que deve transmitir para os interlocutores captarem o conteúdo. Tem habilidade de escutar e saber fazer perguntas para incluir o outro na conversa e dar continuidade a ela. Usa o olhar direto, o poder do cara a cara e da boa linguagem corporal como complemento ao discurso”, explica.
Para se destacar nesse sentido, confira algumas dicas para quem quer se tornar um thought leader:
Domine o discurso, mas também instigue a reflexão crítica e promova uma comunicação mais eficaz: uma das características desse líder é sentir-se à vontade e seguro no papel que ocupa.
E isso precisa se manifestar fisicamente. Seus gestos devem ser congruentes com o conteúdo da fala. Sua voz também precisa transmitir limpidez e transparência. A articulação precisa ser ao mesmo tempo, natural, clara e firme, mas sem deixar que se transforme em agressividade. É preciso talento e muito treino também.
Leia também: 5 Dicas Para Conversar Bem Com Qualquer Pessoa
Aperfeiçoe a qualidade da comunicação no ambiente de trabalho: essa capacidade não apenas fortalece a relevância profissional, mas também contribui para a construção de organizações mais adaptáveis e disruptivas, que valorizam o compartilhamento de ideias.
Por isso, em um mundo empresarial em constante evolução, o thought leader deve assumir um papel vital na condução das organizações para o futuro.
Molde sua carreira com liderança de ideias: executivos precisam estar preparados para enfrentar os desafios do ambiente de trabalho moderno com confiança e visão, sem perder o foco na comunicação e coerência no discurso.
Desafie paradigmas e inspire mudanças para promover uma cultura de aprendizado contínuo: thought leaders tornam-se catalisadores de progresso, que se comunicam em múltiplos meios, norteados pelo propósito de agregar algo positivo a um contexto, a uma situação.
Leia também: Veja Características Que Líderes Extraordinários Têm Em Comum
Aposte em uma comunicação humanizada: estimular as pessoas e motivar o crescimento delas é característica que um thought leader precisa desempenhar.
Atingir esse estágio de autoconfiança e assertividade requer uma busca contínua por autoconhecimento e aprendizado, e essa captação se dá por diversas formas e por meio de numerosas fontes.
É preciso não só ler muito, mas valer-se de todos os canais possíveis de enriquecimento cognitivo.
“A relevância do thought leader é mais do que uma tendência passageira. É uma necessidade estratégica, um agente de mudança essencial para aqueles que buscam prosperar na complexidade do mundo do trabalho contemporâneo”, conclui.