Profissionais brasileiros testemunham uma crescente influência do conceito de thought leader, originado nos Estados Unidos e cada vez mais presente por aqui.
Essa expressão refere-se a líderes de pensamento cuja influência vai além das fronteiras profissionais, inspirando pessoas com suas ideias, comportamentos e sinalizações de tendências.
No ambiente profissional, o thought leader tornou-se um farol de sabedoria, que molda ativamente a carreira, transforma discursos e contribui para o desenvolvimento de práticas inovadoras.
Para Juliana Algodoal, fonoaudióloga e PHD em análise do discurso para o trabalho, numa era em que a comunicação no ambiente de trabalho desempenha um papel crucial, o thought leader emerge como uma potente voz, oferecendo insights valiosos para as organizações.
Leia também: Carreira: Além de saber falar, colocar a escuta ativa em prática, pode deslanchar sua carreira
“O thought leader se constrói pelo poder da comunicação. É aquele que sabe seu papel e a mensagem que deve transmitir para os interlocutores captarem o conteúdo. Tem habilidade de escutar e saber fazer perguntas para incluir o outro na conversa e dar continuidade a ela. Usa o olhar direto, o poder do cara a cara e da boa linguagem corporal como complemento ao discurso”, explica.
Para se destacar nesse sentido, confira algumas dicas para quem quer se tornar um thought leader:
Domine o discurso, mas também instigue a reflexão crítica e promova uma comunicação mais eficaz: uma das características desse líder é sentir-se à vontade e seguro no papel que ocupa.
E isso precisa se manifestar fisicamente. Seus gestos devem ser congruentes com o conteúdo da fala. Sua voz também precisa transmitir limpidez e transparência. A articulação precisa ser ao mesmo tempo, natural, clara e firme, mas sem deixar que se transforme em agressividade. É preciso talento e muito treino também.
Leia também: 5 Dicas Para Conversar Bem Com Qualquer Pessoa
Aperfeiçoe a qualidade da comunicação no ambiente de trabalho: essa capacidade não apenas fortalece a relevância profissional, mas também contribui para a construção de organizações mais adaptáveis e disruptivas, que valorizam o compartilhamento de ideias.
Por isso, em um mundo empresarial em constante evolução, o thought leader deve assumir um papel vital na condução das organizações para o futuro.
Molde sua carreira com liderança de ideias: executivos precisam estar preparados para enfrentar os desafios do ambiente de trabalho moderno com confiança e visão, sem perder o foco na comunicação e coerência no discurso.
Desafie paradigmas e inspire mudanças para promover uma cultura de aprendizado contínuo: thought leaders tornam-se catalisadores de progresso, que se comunicam em múltiplos meios, norteados pelo propósito de agregar algo positivo a um contexto, a uma situação.
Leia também: Veja Características Que Líderes Extraordinários Têm Em Comum
Aposte em uma comunicação humanizada: estimular as pessoas e motivar o crescimento delas é característica que um thought leader precisa desempenhar.
Atingir esse estágio de autoconfiança e assertividade requer uma busca contínua por autoconhecimento e aprendizado, e essa captação se dá por diversas formas e por meio de numerosas fontes.
É preciso não só ler muito, mas valer-se de todos os canais possíveis de enriquecimento cognitivo.
“A relevância do thought leader é mais do que uma tendência passageira. É uma necessidade estratégica, um agente de mudança essencial para aqueles que buscam prosperar na complexidade do mundo do trabalho contemporâneo”, conclui.
Fazer com que qualquer negócio opere regularmente nas questões fiscais manterá a empresa longe de…
Se tem uma coisa que Donald Trump adora é uma boa guerra comercial. O ex-presidente…
Ter um CNPJ pode ser o sonho de muita gente, mas quando as dívidas começam…
O cenário para as pequenas indústrias brasileiras já não era dos melhores, mas agora ficou…
Reforma do Imposto de Renda à vista! Mas calma, antes de soltar fogos e comemorar…
Boas notícias para o bolso dos brasileiros! Mas calma, não precisa sair correndo pro mercado…