Designed by @Flamingo Images / shutterstock
Na matéria de hoje vamos esclarecer quais são os tipos de empréstimos que estão disponíveis para o MEI.
Continue conosco e fique por dentro do assunto. Boa Leitura
Antes de explicar as opções de empréstimos MEI, vamos esclarecer primeiramente o que é MEI. Acompanhe!
Você sabe se a sua empresa se enquadra nesta modalidade? É primordial saber sobre isto antes de querer realizar um empréstimo MEI.
A sigla MEI quer dizer “Microempreendedor Individual” um dos principais requisitos para ser MEI é ter um faturamento inferior a R $81.000,00 ao ano.
Mas é necessário cumprir outros requisitos. Veja baixo
Agora vamos para o ponto principal da nossa matéria, quais são os tipos de empréstimo para o Microempreendedor Individual?
São diversas modalidades de linha de crédito, as taxas de juros, os prazos para quitação vão variar.
Estes tipos de empréstimos podem ser mais vantajosos considerando os outros tipos de empréstimos. Veja!
Um dos empréstimos mais utilizados para o Microempreendedor Individual é o empréstimo com garantia de imovel.
Esta é a melhor opção para quitar as dívidas da sua empresa ou até mesmo dívidas pessoais, quando o MEI opta por este empréstimo ele coloca o seu imóvel em garantia.
A vantagem deste empréstimo é ele possuir as menores taxas de juros relacionados a outras modalidades de empréstimos.
Outra vantagem desse empréstimo são os prazos que são mais flexíveis e longos.
Para que você possa usufruir é necessário que você transfira o imóvel indiretamente para a instituição financeira, o objetivo disto é para que a empresa bancária possa disponibilizar o empréstimo ao MEI.
Sim, o imóvel pode ser usado pelo proprietário, além de poder colocar para locação.
O objetivo desta linha de crédito é estimular as atividades do microempreendedor, porém este tipo de empréstimo é feito de uma maneira diferente, o valor oferecido é inversamente proporcional ao porte da empresa.
Logo se a sua empresa for uma empresa grande claramente você terá direito a valores menores. O objetivo desta regra é diminuir o risco de inadimplência.
O empresário precisa demonstrar à instituição credora para onde ele pretende aplicar o recurso, sendo necessário mostrar a situação atual do empreendimento e as projeções dos resultados.
Os valores que são oferecidos será de R $300,00 a R $15.000,00, mas para este os prazos não são flexíveis e vai variar de 2 a 4 meses.
Para este empréstimo a vantagem dele é que por um determinado período será sem aplicação das taxas de juros, geralmente é entre 5 e 15 dias.
O objetivo dessa modalidade é adiantar um valor que a empresa já possui para ter um retorno em relação às vendas do negócio.
Quando terminar este período de carência, as taxas desse empréstimo são vantajosas, ficando em torno de 1,5% e 2,5% ao mês.
Já para as Micro e pequenas e médias empresas existe uma alternativa que é o Cartão BNDES.
O limite para este empréstimo é bem vantajoso, sendo de 1 milhão de reais, além disso as taxas de juros são mais baixas se comparado às demais.
E mais vantajoso que isto é que o financiamento deste cartão é automático, podendo ser pago em 48 parcelas fixas.
Este é especialmente para atender as empresas, para requerer este crédito é necessário que haja uma declaração de Imposto de Renda ou Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos.
Nesta linha de crédito tem uma desvantagem que é ter maiores taxas de juros, sendo em média entre as empresas bancárias de 10% a 16%.
Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar.
Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.
E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.
Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!
Por Laís Oliveira
Uma escalada nos preços do etanol tem marcado o início de 2024, impactando diretamente o…
Existem muitas dúvidas dos trabalhadores sobre alguns adicionais, um deles é o adicional de periculosidades.…
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…