Chamadas

Você sabe quanto sua MEI paga e recebe mensalmente?

Dicas MEI

Nas grandes empresas devido à estrutura e quantidade de recursos existentes, os controles financeiros e de modo geral são mais eficazes, controlados e bem estabelecidos. Já nas MEIs o empresário muitas vezes acumula várias funções dentro do seu negócio, tendo que gerir e operacionalizar toda parte comercial, pessoal e administrativa. Diante desta situação de estar sobrecarregado, acaba deixando de efetuar alguns controles financeiros básicos e fundamentais para acompanhar o dia a dia da empresa.

Existem casos que a empresa tem um bom faturamento mensal, um lucro contábil positivo, porém acaba sempre estando com o saldo bancário no “vermelho”, com sua liquidez baixa. Claro, isso pode ocorrer por “n” motivos, desde a falta de um capital de giro apropriado quando a mesma iniciou, casos graves de inadimplência ou até mesmo prazos de recebimentos maiores que os de pagamentos.

Por isso controles financeiros são úteis para as decisões empresariais. Fazer o acompanhamento é fundamental para o dia a dia da empresa. As informações geradas com esses controles representam o primeiro estágio para a gestão do capital de giro.

Um desses controles podemos dizer que é muito simples, trata-se do comparativo mensal entre os recebimentos efetivamente concretizados e os pagamentos realizados. Para isso deve haver um registro diário confiável para que os dados não sejam distorcidos.

Através desta simples análise visualiza-se efetivamente se existe um “lucro financeiro” mês a mês, se o reflexo de bons faturamentos estão se concretizando nos recebimentos, se os desembolsos não estão exagerados, supérfluos ou até incorretos.

Gerir as finanças corretamente traz tranquilidade para pensar em novos investimentos, seja em inovação, produtos ou melhorias na estrutura empresarial.

Eduardo Sehnem Ferro
Contador inscrito no CRC SC-028265/O-7, Pós-graduado em Docência do Ensino Superior, Consultor Administrativo/Financeiro Corporativo e Pessoal.

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

8 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

9 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

10 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

12 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

13 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

13 horas ago