videos

YouTube 2025: 5 dicas para conseguir engajamento no seu canal

Ter um canal de sucesso no YouTube ainda é o objetivo não só de pessoas físicas, mas de empresas que entendem o potencial da plataforma para colaborar com o crescimento de uma organização.

As plataformas de vídeo possuem um potencial gigantesco, uma empresa que posta conteúdos continuamente entende como isso pode colaborar diretamente com o marketing do negócio e valorizar a marca.

E para você, que sonha em viver da renda dos seus vídeos, pode parecer impossível, mas existem algumas dicas que podem te ajudar a engajar o seu canal e conseguir sucesso como produtor de conteúdo.

Entenda o algoritmo do YouTube

O algoritmo do YouTube passou por muitas mudanças, mas atualmente ele recompensa o tempo de exibição, a retenção do espectador e a interação significativa. Esteja pronto para possíveis mudanças futuras e se adapte quando elas acontecerem, cumprir as exigências da plataforma ajuda a manter seu canal no topo. 

Com essas alterações, seu foco tem que ser prender a atenção do seu público até o fim do vídeo, seja em Shorts ou em vídeos comuns.

Incentive a interação

O criador de conteúdo, durante os vídeos, precisa buscar maneiras persuasivas e descontraídas de incentivar o público a interagir com aquele conteúdo, seja com likes, compartilhamentos ou comentários.

Compartilhamentos, curtidas e visualizações repetidas demonstram ao YouTube que seu conteúdo está se tornando popular, fazendo com que a chance da plataforma indicar o conteúdo seja maior.

Foco em conteúdo curto

O principal conteúdo do YouTube por anos foram vídeos longos, porém, a nova geração é ansiosa e imediatista e mesmo pessoas mais velhas se acostumaram com conteúdos curtos e objetivos. Não esqueça de criar conteúdos que sejam impactantes já nos primeiros segundos.

Portanto, um foco maior nos Shorts pode te ajudar a conseguir engajamento. Além disso, postar cortes dos seus vídeos nos Shorts, vai gerar interesse do público nos seus conteúdos maiores, isso pode te ajudar a obter sucesso nos conteúdos de curta e longa duração.

Crie uma marca consistente

Ter um canal que seja facilmente reconhecido pelo público facilitará seu crescimento. Crie uma personalidade para o seu conteúdo, um estilo de vídeo e uma identidade visual que torne seu canal facilmente reconhecido.

Pense na utilização de marcas d’água que combinem com a identidade visual do seu canal, isso será mais elemento essencial para criação da sua marca.

Leia também:

Qualidade ao invés de quantidade no seu canal do YouTube

Uma quantidade gigantesca de vídeos sem qualidade pode ser uma péssima decisão, é melhor reduzir o número de postagens e focar na qualidade do seu conteúdo. Se só for possível criar um vídeo bem editado (ao invés de muitos sem qualidade), porém for demorar mais tempo, faça isso, não deixe o nível das suas produções cair.

Não se esqueça de criar um conteúdo consistente e que prenda a atenção do público do começo ao fim, utilize recursos como pequenos cortes e outras estratégias para manter a atenção dos seus inscritos.

Matheus Vinicius Ribeiro

Estudante de Ciências Contábeis com experiência na escrita de artigos para blogs e sites, atualmente desempenha a função de redator no Jornal Contábil.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

1 hora ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

2 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

3 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

5 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

6 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

6 horas ago