Enem 2021: quem não fez a prova terá uma nova chance

Os resultados do Enem 2021 vão ser liberados pelo Inep, no dia 11 de fevereiro de 2022. Mas você poderá acessar os gabaritos a partir desta quarta-feira (1°). Devido a pandemia, o Enem teve aplicação de suas provas no mesmo ano. Em janeiro ocorreram as provas referentes a 2020, que tinham sido canceladas devido a Covid-19. E agora em novembro foi realizada a edição de 2021.

Os resultados do Enem servem de base para o Sistema de Seleção Unificada (SISU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Para quem não concluiu o ensino médio e fez a prova do Enem, só terá acesso ao resultado em abril do ano que vem.

A primeira prova do Enem 2021, foi aplicada no dia 21 de novembro, tendo 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas e redação. Já no dia 28 de novembro, os candidatos fizeram as provas de Ciências da Natureza e Matemática.

Danilo Dupas, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), disse nesta segunda-feira (29), que o Enem 2021 obteve 70,1% de presença dos inscritos. Para quem não conseguiu fazer a prova por motivos técnicos e logísticos poderá fazer o pedido de replicação do Enem 2021.

Outro dado divulgado por ele, foi o número de locais onde foram aplicadas as provas impressas, sendo um total de 11.074 de 1.747 municípios. Já o Enem Digital teve uma procura menor, somente 17 mil pessoas optaram pela modalidade. Sendo assim, foram 831 locais e 99 municípios em que a prova foi feita pelo computador.

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil.

Quem perdeu a prova vai ter uma nova chance?

Quem perdeu a prova por algum motivo ainda vai ter uma chance, para isso, basta justificar os motivos porque não compareceu no dia da aplicação. O prazo final para você justificar a ausência termina nesta sexta-feira (3).

Jorge Roberto Wrigt

Postagens recentes

Horas extras: como os “5 minutinhos” podem virar um problemão na justiça

Entenda como a falta de controle sobre a jornada transforma a tolerância do dia a…

1 hora atrás

Sistema Domínio lança módulo para automação de convenções coletivas

Nova ferramenta "Domínio Busca Convenções" integra dados do Ministério do Trabalho e portais sindicais para…

2 horas atrás

É possível se aposentar aos 55 anos e com 15 anos de contribuição?

Entenda as regras que cercam este assunto e veja se encaixa no seu caso

3 horas atrás

Quando cai o quinto dia útil de junho de 2026?

Trabalhadores contratados pelo regime CLT devem receber o salário até essa data. Confira!

4 horas atrás

IR 2026: Como o autônomo e o MEI devem prestar contas à Receita

Veja o passo a passo para calcular seus ganhos e enviar o documento sem cair…

5 horas atrás

Reforma Tributária: Saiba o que muda na fiscalização e como fugir das multas

As punições para quem errar com o IBS e a CBS

7 horas atrás