Fraude no INSS Saiba como vai funcionar o ressarcimento da vítimas / Imagem canva pro / editado por Jornal Contábil
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi autorizado a utilizar R$ 547 milhões em crédito extraordinário para devolver valores descontados de forma indevida de aposentados e pensionistas em todo o país. A medida consta na Medida Provisória nº 1.378, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União.
Os recursos serão destinados à reparação de prejuízos causados por cobranças não autorizadas aplicadas diretamente na folha de pagamento dos beneficiários do Regime Geral de Previdência Social.
O ressarcimento tornou-se necessário após denúncias, auditorias e reclamações confirmarem a incidência de débitos sem o consentimento dos titulares. Os valores eram referentes a serviços não contratados e mensalidades de convênios firmados entre o instituto e entidades como associações, sindicatos e empresas.
Terão direito à devolução os aposentados e pensionistas que comprovarem a cobrança indevida. O reembolso não será aplicado caso a regularidade do débito seja confirmada em processo administrativo.
Leia também:
A execução dos reembolsos ficará sob a responsabilidade do próprio INSS, integrada ao programa de Garantia de Direitos e Cidadania. Por se tratar de uma verba de abrangência nacional, a distribuição alcançará segurados de todas as regiões do Brasil.
Previsto na Constituição Federal, o crédito extraordinário é acionado por medida provisória para atender a despesas urgentes e imprevisíveis, com efeito imediato.
Embora os recursos já estejam liberados para uso, a MP nº 1.378 ainda passará pela análise e votação do Congresso Nacional para ser convertida definitivamente em lei.
A aprovação e a regulamentação da Reforma Tributária trouxeram uma série de dúvidas para o…
Descubra as formações estratégicas para ir além do operacional e alcançar cargos de liderança no…
A transformação digital modificou completamente a forma como consumidores se relacionam com empresas financeiras. Nos…
Modalidade complementa lista de avanços trazidos pela Reforma Trabalhista
Inscrição no CNPJ e emissão de notas para cobrir a CBS só serão exigidas em…
Fim da API pública transfere emissão do DANFSe para plataformas privadas, que devem seguir padrão…