Categorias: News YahooPiauí

Mais de 224 mil pessoas estão com vacinação atrasada no Piauí

Existem 224.659 cidadãos com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em atraso no Estado do Piauí.

São pessoas que já poderiam ter tomado a segunda dose de acordo com o calendário de cada imunizante, mas até o momento não procuraram os serviços de saúde.

Entre o público que se atrasou para a segunda vacinação, 83.061 pessoas receberam a vacina Coronavac, 107.508 Oxford / AstraZeneca e 34.090 Pfizer / BioNTech.  

Em relação à dose de reforço, pessoas com mais de 18 anos que receberam a segunda dose da vacina há 5 meses podem ir a um posto de saúde para obter a terceira dose da vacina. 

Até o momento, apenas os imunizantes da Pfizer foram liberados para esse fim.

Segundo a FioCruz, a maior parte dos atrasados tem entre 30 e 60 anos, como no caso da AstraZeneca. 

Para o Coronavac, observam-se atrasos, distribuídos na faixa etária entre 60 e 90 anos e na faixa mais jovem entre 20 e 40 anos.

O atraso da segunda dose da Pfizer tem se concentrado entre 30 e 50 anos.

O Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, alerta a população que a imunização completa é o que garante a proteção contra a doença. “É importante que as pessoas busquem as unidades de saúde para se vacinarem contra a Covid-19, incluindo também a dose de reforço. O esquema completo de vacinação é a principal garantia de defesa contra a doença”.

Florentino ainda afirma que além de não garantir a plena eficácia da imunização, os atrasos também podem levar ao aumento de casos, aumento de óbitos e ao surgimento de novas mutações.

“Temos percebido o aumento gradativo no número de vacinas atrasadas no estado a cada relatório divulgado pela FioCruz. Isso é inadmissível diante da dificuldade que enfrentamos para garantir vacinas para todos”.

Considerando as cinco maiores cidades do estado, a capital Teresina tem 47.250 vacinações em atraso, 16.673 pessoas na Panaíba, segunda maior cidade do Piauí, em Picos, o programa de vacinação de 4.586 ainda não foi concluído.

São 3.939 pessoas em Piripiri  e 5.073 pessoas continuam desaparecidas em Floriano e precisam retornar ao ambulatório para receber a segunda dose.

Gabriel Dau

Postagens recentes

Horas extras: como os “5 minutinhos” podem virar um problemão na justiça

Entenda como a falta de controle sobre a jornada transforma a tolerância do dia a…

2 horas atrás

Sistema Domínio lança módulo para automação de convenções coletivas

Nova ferramenta "Domínio Busca Convenções" integra dados do Ministério do Trabalho e portais sindicais para…

3 horas atrás

É possível se aposentar aos 55 anos e com 15 anos de contribuição?

Entenda as regras que cercam este assunto e veja se encaixa no seu caso

4 horas atrás

Quando cai o quinto dia útil de junho de 2026?

Trabalhadores contratados pelo regime CLT devem receber o salário até essa data. Confira!

5 horas atrás

IR 2026: Como o autônomo e o MEI devem prestar contas à Receita

Veja o passo a passo para calcular seus ganhos e enviar o documento sem cair…

6 horas atrás

Reforma Tributária: Saiba o que muda na fiscalização e como fugir das multas

As punições para quem errar com o IBS e a CBS

8 horas atrás