Categorias: Fique Sabendo

Enem 2020: veja as mudanças no cronograma e conheça as novas regras

Por causa da pandemia do novo coronavírus, o Enem 2020 tiveram suas provas remarcadas para o ano que vem. Isso só aconteceu, depois de uma forte pressão. Para realização do exame, alguns protocolos tiveram que ser colocados, já que ainda não existe uma vacina para proteger a população.

Os alunos se sentiram prejudicados para fazer o exame do Enem, depois que as aulas foram suspensas e não se sentiram seguros com o ensino à distância por vários motivos como Internet de baixa qualidade, conteúdo fraco, dificuldade para tirar dúvidas, etc.

Com a pressão popular, as provas que aconteceriam em novembro deste ano, foram transferidas para janeiro de 2021.

Enem 2020, veja as datas

Provas impressas: 17 e 24 de janeiro de 2021, para 5,7 milhões inscritos
Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021, para 96 mil inscritos
Reaplicação da prova: 24 e 25 de fevereiro (para pessoas afetadas por eventuais problemas de estrutura)
Resultados: a partir de 29 de março

Protocolos de segurança devido a pandemia

O aluno que não estiver de máscara no dia da prova não poderá entrar para fazer o exame. A regra está numa retificação no Edital ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), quando o Ministério da Educação, acrescentou a regra exigindo que os candidatos usem máscara obrigatoriamente, do início ao fim da realização da prova.

O acessório de proteção terá que ser usado durante todo o tempo de permanência do candidato no local de prova, tanto na prova digital como na impressa.

Será permitido que os candidatos poderão levar mascaras extras para trocar durante a duração da prova. Se o candidato se recusar a usar poderá ser eliminado do exame. As novas determinações foram publicadas no dia 31 de julho de 2020, no Diário Oficial da União.

Se inscreveram para o ENEM 2020 5,8 milhões de candidatos, sendo que 96 mil optaram por fazer a prova digital.

O edital, além de exigir o uso de máscaras, cita o respeito ao distanciamento quando o candidato for se apresentar na sala de aplicação de prova.

Jorge Roberto Wrigt

Postagens recentes

Deixou para a última hora seu IR 2026? Veja como declarar mais rápido

Saiba como usar a ferramenta automatizada pelo computador ou celular e confira quem está obrigado…

30 minutos atrás

40 horas e 2 folgas: Câmara aprova PEC que põe fim a jornada 6×1

Texto aprovado em dois turnos prevê redução gradual da jornada em até 14 meses e…

38 minutos atrás

Governo libera saldo residual do FGTS para 10,5 milhões de trabalhadores

Quem aderiu à modalidade de saque-aniversário ou foi demitido sem justa causa entre 2020 e…

17 horas atrás

Como a Trade24Seven acompanha as novas exigências de segurança digital dos brasileiros

A segurança digital se tornou um dos assuntos mais relevantes dentro do ambiente financeiro online.…

17 horas atrás

IR 2026: Saiba como declarar dependente incapaz após mudança de curatela

Regra permite que o mesmo dependente conste em duas declarações no ano de transição, mas…

18 horas atrás

MEI precisa ter certificado digital?

Tecnologia é indispensável para MEIs que emitem nota fiscal eletrônica ou possuem funcionários

18 horas atrás