eSocial 2023: Envio dos eventos SST para o grupo 4 começa em janeiro

A implantação do eSocial foi organizada por meio de um cronograma, dentro deste cronograma os empregadores foram divididos em 4 grupos.

Pois bem, no mês de janeiro de 2023 a última fase do cronograma do eSocial começa para as empresas integrantes do grupo 4, o envio dos eventos SST.

Acompanhe os próximos tópicos deste artigo e entenda mais sobre o envio dos eventos de Segurança e Saúde no Trabalho (SST)  para o grupo 4.

O cronograma do eSocial para o grupo 4

O grupo 3 é maioria, pois grande parte  das pessoas jurídicas do Brasil são micro e pequenas empresas, esse grupo começou a realizar o envio dos eventos SST em janeiro deste ano (2022).

Junto com o grupo 3, o grupo 2 também começou a enviar as informações SST esse ano, o grupo 1 começou antes, e em 2023 será a vez do grupo 4.

O grupo 4 é composto por órgãos públicos e organizações internacionais, veja abaixo o cronograma para este grupo:

  • 1ª Fase: 21/07/2021 – Apenas informações relativas aos órgãos, ou seja, cadastros dos empregadores e tabelas;
  • 2ª Fase: 22/11/2021 – Nesta fase, os entes passam a ser obrigados a enviar informações relativas aos servidores e seus vínculos com os órgãos (eventos não periódicos). Ex: admissões, afastamentos e desligamentos;
  • 3ª Fase: 22/08/2022 –  Torna-se obrigatório o envio das folhas de pagamento (de todo o mês de agosto/2022);
  • 4ª Fase: 01/01/2023 – Na última fase, deverão ser enviados os dados de segurança e saúde no trabalho (SST).

Envio dos dados SST

Portanto, a partir do 1º dia do mês de janeiro de 2023 vai se iniciar o período para envio das obrigações dos eventos em Segurança e Saúde no Trabalho para órgãos públicos, organizações internacionais e outras instituições extraterritoriais, para o eSocial.

Confira abaixo os três principais eventos SST que devem ser enviados:

  • S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
  • S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador;
  • S-2240 – Condições Ambientais de Trabalho – Agentes Nocivos.

Conclusão

O envio dos eventos de Segurança e Saúde no trabalho para o grupo 4 vão começar no primeiro dia do ano de 2023, por este motivo, é importante que os profissionais que manipulam o eSocial dessas pessoas jurídicas estejam informados.

Portanto, lembre-se da data do envio e já comece a se organizar para enviar os eventos SST em 2023, se organize para evitar imprevistos para sua empresa, junte todos documentos necessários e fique preparado.

Matheus Vinicius Ribeiro

Postagens recentes

Horas extras: como os “5 minutinhos” podem virar um problemão na justiça

Entenda como a falta de controle sobre a jornada transforma a tolerância do dia a…

57 minutos atrás

Sistema Domínio lança módulo para automação de convenções coletivas

Nova ferramenta "Domínio Busca Convenções" integra dados do Ministério do Trabalho e portais sindicais para…

2 horas atrás

É possível se aposentar aos 55 anos e com 15 anos de contribuição?

Entenda as regras que cercam este assunto e veja se encaixa no seu caso

2 horas atrás

Quando cai o quinto dia útil de junho de 2026?

Trabalhadores contratados pelo regime CLT devem receber o salário até essa data. Confira!

4 horas atrás

IR 2026: Como o autônomo e o MEI devem prestar contas à Receita

Veja o passo a passo para calcular seus ganhos e enviar o documento sem cair…

5 horas atrás

Reforma Tributária: Saiba o que muda na fiscalização e como fugir das multas

As punições para quem errar com o IBS e a CBS

7 horas atrás