Chamadas
Economia aumentou 2,7% no trimestre encerrado em julho

No trimestre encerrado em julho deste ano, o Produto Interno Bruto (PIB), que representa a soma de todas as atividades econômicas de um país, registrou um crescimento de 2,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com o Monitor do PIB divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quarta-feira (20). Esta análise compreende o período de maio a julho.
No que diz respeito exclusivamente ao mês de julho, a atividade econômica nacional apresentou uma leve queda de 0,3% em relação a junho deste ano. No entanto, quando comparado a julho do ano passado, o PIB mostrou um crescimento de 1,8%.
Leia também: Mercado Aumentou Projeção Do Crescimento Da Economia Em 2023
A FGV destacou que o crescimento de 2,7% no trimestre móvel encerrado em julho, em comparação com o mesmo período de 2022, foi impulsionado pelo aumento do consumo das famílias, que avançou 2,6%, e pelo crescimento das exportações, que registrou um aumento significativo de 15,1%. Além disso, a queda de 0,9% nas importações também contribuiu para o desempenho positivo do PIB nacional.
Leia também: Saiba Quais São Os Efeitos Práticos Do Arcabouço Fiscal Na Economia
Por outro lado, a formação bruta de capital fixo, que representa os investimentos realizados no país, teve um recuo de 3,2%, principalmente devido à queda de 9,4% no segmento de máquinas e equipamentos.
De acordo com a FGV, o PIB acumulado do Brasil nos primeiros sete meses deste ano totalizou R$ 6,11 trilhões.
Contabilidade3 dias agoSenado simplifica regime tributário de profissionais liberais
Reforma Tributária3 dias agoConheça as opções de tributação que a Reforma trouxe para as empresas do Simples Nacional
INSS4 dias agoBolso cheio: INSS divulga as datas de pagamento do mês de julho
Contabilidade3 dias agoComo a inteligência artificial está redefinindo a profissão contábil
Contabilidade3 dias agoO que configura crime fiscal e como manter a regularidade na sua empresa
Simples Nacional3 dias agoComo abrir seu CNPJ em 2026 sem erro ou dor de cabeça
MEI4 dias agoGoverno libera R$ 2 bilhões em garantias de crédito para MEIs e caminhoneiros comprarem veículos
Reforma Tributária5 dias agoRegra de validação do IBS e da CBS entra em testes no ambiente de homologação da SVRS



























Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.