Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
As provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) estão marcadas para os dias 21 e 28 de novembro. E em janeiro de 2022 as provas serão aplicadas para as Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa (PPL).
Para este grupo que fará as provas primeiro, o cartão de confirmação de inscrição será liberado nos próximos dias, mais precisamente a partir do dia 25. A ansiedade e expectativa são grandes.
Trata-se de um documento emitido pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas) onde o candidato pode encontrar seu número de inscrição, data e hora da aplicação da prova, informações sobre a aplicação e o principal, o local de prova.
É fundamental que todos os inscritos acessem o cartão, pois, o local em que cada candidato vai fazer a prova não é divulgado em outro meio, além do cartão de confirmação.
A recomendação do INEP é para que os candidatos levem no dia da aplicação das provas o documento juntamente com um documento de identificação com foto.
Se você acessou a página do participante e não encontrou o documento ou ele apresenta algum tipo de problema, pode entrar em contato com o INEP pelo telefone 0800 616161, atendimento das 8h às 20h, inclusive aos fins de semana.
Um dos motivos do cartão ser divulgado com antecedência é exatamente a possibilidade de solucionar possíveis problemas que possam surgir com ele. Além disso, o estudante tem tempo para conhecer o local onde fará a prova.
O Enem dá acesso ao ensino superior do Brasil. A prova viabiliza a entrada do indivíduo às instituições de educação públicas e privadas e o resultado também é usado para o ingresso direto em universidades que utilizam a avaliação de forma integral ou como complemento aos seus vestibulares próprios para entrada em seus cursos de graduação.
O Enem já faz parte do calendário escolar de estudantes que estão concluindo o ensino médio e demais brasileiros que desejam ingressar no ensino superior. Portanto, qualquer pessoa que concluiu o ensino médio pode participar do exame, não necessitando ser exatamente estudante prestes a sair da escola.
Os exames são divididos em dois dias diferentes com provas de múltipla escolha e uma redação. O exame é bastante concorrido, portanto é recomendável chegar com antecedência, pois os portões de todos os locais onde as provas são aplicadas se fecham e ninguém mais pode entrar. Se isso ocorrer, o candidato perde a chance e só poderá fazer novamente no próximo ano.
Valores recebidos fora da renda mensal têm sido usados para quitar pendências, aliviar juros e…
Novo conceito de "receita bruta" inclui taxas, juros e receitas acessórias, exigindo atenção dos escritórios…
Autarquia vai injetar recursos na economia para mais de 39 milhões de pessoas no país
As provas estão marcadas para os dias 8 e 15 de novembro. Veja o cronograma…
1º lote tem R$ 16 bilhões liberados para oito milhões de contribuintes
Entidades representativas têm até as 18h do dia 15 de junho para submeter suas contribuições…