Chamadas
Fraudes tributárias no setor de grãos: Escritório de contabilidade viabilizava esquema criminoso
Nesta quarta-feira (14), na cidade de Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) cumpriram três mandados de busca e apreensão.
A denominada operação Rábula, tem como objetivo investigar fraudes tributárias no setor de grãos, o alvo é um grupo criminoso envolvido com a constituição de empresas de fachada para simular operações e ludibriar a administração tributária.
Leia Também: Operação Retificadora: RFB investiga fraude na apuração de tributos do Simples Nacional
Fiscalização já autuou diversas empresas do segmento
O Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira-MG), que coordena a ação esclareceu que “A fiscalização já autuou diversas empresas do segmento de grãos envolvidas com esse grupo criminoso, sendo constituídos créditos tributários em valores superiores a R$ 400 milhões. Além da sonegação fiscal, os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa, falsidade ideológica e exercício ilegal da profissão”.
Um dos mandatos é contra um escritório de contabilidade que teria sido articulado para viabilizar o esquema criminoso envolvendo fraudes tributárias no setor de grãos.
Também estão participando da operação um promotor de justiça, dois delegados de polícia, dez auditores fiscais (Superintendência de Contagem) e nove investigadores de polícia.
Leia Também: Polícia Federal combate fraude ao auxílio emergencial
Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos
De acordo com Agência Minas o CIRA foi criado em maio de 2007, o Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira) é uma iniciativa pioneira, que inspirou a criação de estratégias semelhantes em outros estados.
Por meio da articulação do Cira, o Ministério Público Estadual, a Receita Estadual, a Advocacia- Geral do Estado (AGE) e polícias Civil e Militar de Minas Gerais, há mais de 15 anos, vêm realizando investigações de fraudes estruturadas, em defesa da livre concorrência, com a recuperação de mais de R$ 16 bilhões para a sociedade mineira. Recentemente, a Polícia Rodoviária Federal aderiu à articulação e presta importante apoio operacional.
INSS5 dias agoINSS confirma abono extra do 13º para aposentados e pensionistas
Reforma Tributária4 dias agoRegulamentação do Imposto Seletivo é adiada e indefinição sobre alíquotas de 2027 preocupa
Fique Sabendo5 dias agoNova regra do Fies Empreendedor terá cobrança de juros na carência
Contabilidade5 dias agoNFS-e Via: Nova API simplifica consulta de alíquotas do ISS
Contabilidade4 dias agoEFD-Contribuições e Reinf estão com os prazos vencendo. Confira!
Fique Sabendo5 dias agoProrrogado prazo de cadastro obrigatório no NovoPAT
Contabilidade5 dias agoBurnout no setor contábil: os sinais de alerta e o papel das lideranças na prevenção
Contabilidade5 dias agoAntecipadas as etapas técnicas para implantação do CNPJ Alfanumérico
































Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.