Chamadas
INSS: segurados têm até o dia 11 para fazer perícia médica

O segurado que não fizer a perícia médica até o dia 11 de novembro poderá ter seu benefício suspenso. Essa exigência vem depois de um pente-fino realizado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que convocou através de edital publicado no Diário Oficial da União, 95 mil pessoas.
Segundo o órgão, 170 mil cartas foram enviadas aos segurados que recebem auxílio-doença e que não realizaram perícia médica nos últimos seis meses. Estão na mira do INSS as pessoas que recebem o benefício há mais tempo. Somente no Rio de Janeiro, 6.134 pessoas foram convocadas para serem avaliadas pelo Instituto.
Quem não comparecer no dia e hora agendados, poderá ter o benefício suspenso e após 60 dias, cancelado.
A suspensão é temporária, ou seja, assim que o segurado realizar a perícia médica, o pagamento é restabelecido.
Como agendar?
O agendamento poderá ser realizado através da central de atendimento 135 ou pelo aplicativo Meu INSS. Também pelo site www.meu.inss.gov.br
Documentos necessários para a perícia médica
Carteira de identidade, CPF, laudo médico contendo o CID e a descrição da doença, ambos assinados por um médico com CRM válido, é preciso levar exames médicos recentes que comprovem a doença.
O INSS excluiu da perícia médica os aposentados por invalidez e os pensionistas com mais de 60 anos, assim como os que recebem o benefício há 15 anos ou mais e têm 55 anos de idade. Os portadores de HIV também não vão ser convocados para uma nova perícia médica.
Governo troca comando do INSS
O Governo Federal anunciou nesta sexta-feira (5) uma troca de comando do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social. Sai o atual presidente Leonardo Rolim, que foi exonerado do cargo para comandar a Secretaria de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência. Rolim será substituído por José Carlos Oliveira.
Para dar lugar a Rolim, foi exonerado Narlon Gutierre. As mudanças foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).
O INSS é um verdadeiro problemão, isso porque quase 2 milhões de pessoas estão na fila aguardando benefícios. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vem prometendo acabar com essa fila, mas até agora não conseguiu.
No mês de julho, o governo recriou o Ministério do Trabalho e Previdência, chefiado por Onyx Lorenzoni, que prometeu zerar a fila do Instituto.
Contabilidade3 dias agoSenado simplifica regime tributário de profissionais liberais
Reforma Tributária3 dias agoConheça as opções de tributação que a Reforma trouxe para as empresas do Simples Nacional
INSS4 dias agoBolso cheio: INSS divulga as datas de pagamento do mês de julho
Contabilidade3 dias agoComo a inteligência artificial está redefinindo a profissão contábil
Contabilidade3 dias agoO que configura crime fiscal e como manter a regularidade na sua empresa
Simples Nacional3 dias agoComo abrir seu CNPJ em 2026 sem erro ou dor de cabeça
MEI4 dias agoGoverno libera R$ 2 bilhões em garantias de crédito para MEIs e caminhoneiros comprarem veículos
Fique Sabendo3 dias agoSenado aprova pagamento de pensão alimentícia via Pix
































Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.