Negócios
Pesquisa prevê crescimento de 25% nos negócios comandados por mulheres em 2020

De acordo com levantamento do Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) sobre desemprego no Brasil, cerca de 4 milhões de mulheres ficaram desempregadas entre o primeiro e o segundo trimestre de 2020.
O estudo também aponta que os negócios comandados por empreendedoras devem crescer 25% em 2020.
A Covid-19 acelerou o quadro do desemprego. Em relação ao sexo feminino, a situação é mais delicada, pois há questões que ainda são vistas como tarefas de mulher: cuidar dos filhos que não estão indo para a escola e da casa, por exemplo.
Essas condições podem ser consideradas por alguns empregadores como motivos de menores condições para dedicação ao trabalho.
Por isso, empreender tornou-se mais do que uma opção, virou uma necessidade em alguns casos.
A internet, inclusive, é um meio viável para criar um negócio e mantê-lo ativo. As redes sociais e ferramentas de comunicação, como o Instagram e o WhatsApp, têm sido muito utilizadas para isso, possuem bom alcance, baixo custo de manutenção e são fáceis de serem acessadas.
Além disso, após o agravamento da pandemia o comércio digital apresentou uma expansão no primeiro semestre, de acordo com a Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).
O estudo aponta que o e-commerce ganhou aproximadamente 4 milhões de clientes novos, que devem manter o hábito depois.

Especialista em vendas e marketing digital, Maurecy Moura já foi camelô, vendedor em uma famosa rua comercial de São Paulo, estudou marketing, trabalhou para gigantes como Google e Facebook, e em grandes campanhas eleitorais (nacionais e do estado de São Paulo).
Atualmente, disponibiliza dicas gratuitas para pequenos e médios empreendedores que desejam alavancar as vendas pelo Instagram e WhatsApp. Além disso, oferece treinamentos online para interessadas em alavancar os negócios por essas redes.
“É necessário estar atento e atualizada sobre diversos elementos, desde a apresentação de um produto ou serviço, até o relacionamento com o cliente. Tem muita gente tentando vender, mas pouca gente sabendo vender de verdade”, explica.
Vender de casa, com um baixo investimento inicial, usando o Instagram e o WhatsApp, foi uma alternativa para mulheres que estavam desempregadas, precisavam complementar a renda ou que queriam ficar mais perto dos filhos.
Temos casos de empreendedoras que abriram lojas online, aplicaram o método Venda no Instagram, criado por Maurecy, e estão tendo sucesso nos negócios mesmo durante a crise.
Por Maurecy Moura, Desde muito jovem, Maurecy Moura está envolvido com a área de vendas.
Contabilidade4 dias agoSenado simplifica regime tributário de profissionais liberais
Reforma Tributária4 dias agoConheça as opções de tributação que a Reforma trouxe para as empresas do Simples Nacional
Contabilidade4 dias agoComo a inteligência artificial está redefinindo a profissão contábil
INSS5 dias agoBolso cheio: INSS divulga as datas de pagamento do mês de julho
Contabilidade4 dias agoO que configura crime fiscal e como manter a regularidade na sua empresa
Simples Nacional4 dias agoComo abrir seu CNPJ em 2026 sem erro ou dor de cabeça
Fique Sabendo4 dias agoSenado aprova pagamento de pensão alimentícia via Pix
Contabilidade3 dias agoECF: publicado o manual do leiaute 12 com novas tabelas dinâmicas


























Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.