Chamadas
Principais documentos a serem enviados ao contador mensalmente

A contabilidade organizacional é essencial para a saúde operacional da empresa a longo prazo. Isso porque todas as obrigações financeiras, seja com público externo ou interno, são executadas pela contabilidade.
Dora Ramos, consultora contábil com mais de 30 anos de experiência e CEO da Fharos Contabilidade e Gestão Empresarial, explica que com a assessoria contábil é possível tomar as melhores decisões em relação ao futuro da companhia. “A contabilidade é responsável por mensurar todos os dados financeiros, como receita, despesas, custos, lucratividade, além de analisá-los e comunicar a situação para o responsável da corporação”, explica.
Entretanto, para que tudo caminhe bem é preciso que as empresas também cumpram com o papel de encaminhar os documentos para o contador, afinal esses registros contêm informações que podem afetar a escrituração contábil do negócio. Para ajudar nessa missão, Dora enumera os cinco principais documentos que as empresas devem enviar ao profissional mensalmente.
1. Arquivos Eletrônicos:
Como nota fiscal paulista, redução z, arquivos do sped fiscal e XMLs das notas fiscais.
2. Comprovantes e Notas fiscais:
Comprovantes de pagamentos de impostos, por exemplo DAS e DARFs, declarações de despesas e receitas e todas notas fiscais de entrada e saída.
3.Controle de Estoque e Extratos:
Extratos bancários, aplicações, cartões de crédito, empréstimos e desconto de duplicatas.
4. Guias de Impostos ou Contribuições:
INSS, FGTS, contribuição sindical, entre outros.
5. Recibos de pagamento e contratos:
Salários, pró-labore, férias, vale- transporte, atestados médicos de funcionários, locação, honorários, despesas e contratos a pagar.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
Por Dora Ramos, Consultora contábil com mais de 30 anos de experiência, além de terapeuta holística e reikiana há 25 anos.
Simples Nacional4 dias agoReforma Tributária cria novo desafio para empresas do Simples Nacional
Contabilidade3 dias agoe-BEF: Regras e obrigatoriedade da nova obrigação acessória
Imposto de Renda3 dias agoReceita faz pente-fino e cobra R$ 238 milhões de devedores do Imposto de Renda
Contabilidade3 dias agoContador para abrir CNPJ é necessário?
INSS3 dias agoINSS inicia pagamentos da 2ª parcela do 13º para aposentados e pensionistas
CLT4 dias agoA partir de terça, trabalhador pode usar o FGTS para quitar dívida no Desenrola 2.0
Contabilidade3 dias agoComissão da Câmara aprova fim do “cálculo por dentro” em tributos
Imposto de Renda3 dias agoFim da Dirf e transição para o eSocial geram falhas no Imposto de Renda





























Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.