Fique Sabendo
Programa Pé-de-Meia vai pagar R$ 200 neste mês de abril
Descubra como garantir seus R$ 200 e outros benefícios para concluir o ensino médio!

O programa Pé-de-Meia foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de dar uma força para os estudantes de baixa renda, incentivando a permanência na escola e, claro, ajudando a concluir o ensino médio.
A partir de 23 de abril, quem se encaixar nos critérios do programa poderá receber R$ 200. Veja quem será beneficiado e regras
Quem pode participar do Programa Pé-de-Meia?
Se você está matriculado no ensino médio regular ou na EJA (Educação de Jovens e Adultos) e já está no Cadastro Único (CadÚnico), é bem possível que tenha direito ao benefício! E o melhor de tudo: não precisa se inscrever. A inclusão acontece de forma automática.
Para saber se está na lista dos beneficiários, basta acessar o aplicativo Jornada do Estudante. Ele mostra todos os detalhes sobre os benefícios a que se tem direito.
Calendário de pagamentos
A 1ª parcela será paga entre os dias 23 e 30 de abril. O valor de R$ 200 será pago dependendo de algumas coisas, como:
- O mês em que a pessoa nasceu.
- A frequência na escola (é importante estar presente, pelo menos, em 80% das aulas).
- E também se a pessoa participa do Enem.
Leia também:
- Atualização do Manual do Desenvolvedor da DeRE traz ajustes técnicos
- Abono salarial bloqueado: saiba o que fazer se o PIS/Pasep não caiu na conta
- Como se tornar um influenciador no TikTok
- Projeto de Lei prevê dedução de gasto médico de dependente após o óbito
- Reforma Tributária abre grande oportunidade para o setor contábil
Como funcionam os pagamentos?
A boa notícia é que o programa tem vários tipos de incentivos finaneiros, que ajudam em diferentes momentos do ano letivo:
- Incentivo Matrícula: R$ 200 pagos uma única vez, logo no começo do ano.
- Incentivo Frequência: R$ 200 por parcela, com 9 parcelas ao longo do ano, se você estiver no ensino regular. Já para os alunos da EJA, o valor sobe para R$ 225 por semestre, em 4 parcelas.
- Incentivo Conclusão: R$ 3.000 pagos no final de cada ano, se você concluir e for aprovado nas avaliações.
- Incentivo Enem: R$ 200 pagos uma única vez para quem participa do exame no último ano do ensino médio.
Como receber esse valor?
O dinheiro vai cair em uma conta, que é aberta automaticamente pela Caixa Econômica Federal no nome do estudante. Ou seja, nem precisa correr para abrir uma conta bancária.
Frequência nas aulas
A frequência escolar é um dos critérios para o pagamento. Por isso, é fundamental frequentar pelo menos 80% das aulas para garantir o seu benefício.
É importante manter uma boa frequência nas aulas, pois isso é essencial para garantir o seu benefício. Fique atento a isso para não perder essa oportunidade!
Como ficar bem informado?
Para não perder nenhuma informação, o melhor é ficar sempre de olho no aplicativo Jornada do Estudante. Ele vai manter atualizado sobre tudo o que se precisa saber: prazos, datas de pagamento e outros detalhes importantes.
Este é um grande apoio para quem está comprometido com os estudos. Se você tem direito, aproveite essa oportunidade para garantir um futuro melhor. Fique atento às datas e aos requisitos!
Contabilidade4 dias agoeSocial atualiza padrão de segurança e exige nova certificação digital
Contabilidade5 dias agoEFD-Contribuições e Reinf : envio até a próxima segunda-feira (15)
Contabilidade4 dias agoContabilidade 2026: diferenças, prazos e quem precisa enviar a ECD e a ECF
Contabilidade5 dias agoECD 2026: empresas devem se preparar para entrega da escrituração até 30 de junho
MEI4 dias agoMEI: quais documentos são cruciais nessa modalidade?
INSS4 dias agoRegras mais rígidas do INSS acendem alerta para quem recebe BPC 2026
Contabilidade5 dias agoErros que as empresas esquecem e que provocam divergências no SPED
MEI4 dias agoOs reais desafios de ser MEI no Brasil





























Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.