Reservatório de Santa Maria atinge 100% do seu volume útil no DF

O reservatório de Santa Maria, localizado no Parque Nacional de Brasília, atingiu 100% do seu volume útil na tarde desta segunda-feira (14).

O evento ocorre um ano após o primeiro transbordamento em 2021, quando o reservatório atingiu 1.072 metros, o equivalente a 61,31 milhões de metros cúbicos de água.

Santa Maria é a segunda nascente mais importante da capital e, juntamente com o Reservatório do Descoberto, abastece a maior parte do Distrito Federal. 

O reservatório é operado pela Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) em condições estabelecidas pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa).

⚠️ ACESSO EXCLUSIVO
Você está perdendo conteúdos exclusivos
Acesso sem anúncios + conteúdos especiais e privados.
R$4,90
Teste por 30 dias • depois R$9,90/mês
LIBERAR MEU ACESSO AGORA
✔ Cancelamento fácil • Sem compromisso

A represa de Santa Maria faz parte da bacia hidrográfica do rio Paranoá. 

Quando cheia, seu espelho d’água atinge uma área de 7,65 km² e uma área de drenagem de 101 km².

Além dos bons índices pluviométricos, o uso consciente dos recursos hídricos é essencial para que os reservatórios do DF funcionem em sua capacidade máxima, contribuindo para a segurança hídrica e diversos usos da água.

Gabriel Dau

Postagens recentes

Como o Contador transforma números em estratégia para o empreendedor

Como a parceria com a contabilidade protege o caixa e orienta as decisões de expansão…

8 horas atrás

ECF 2026 sem erros: Entenda a estrutura dos blocos e o novo Registro Y730

Esta obrigação acessória tem seu prazo de envio até o dia 31 de julho

9 horas atrás

NT 2026.002: O que muda no CT-e e como se preparar

Como a nova padronização de campos exige uma ponte rápida entre escritórios contábeis, transportadoras e…

10 horas atrás

INSS atualiza regras de comprovação para conceder salário-maternidade

Resolução do Conselho de Recursos da Previdência Social detalha exigências específicas para cada categoria de…

11 horas atrás

PGFN: MEIs têm até setembro para renegociar dívidas com desconto de até 70%

Prazo de adesão ao programa da PGFN vai até 30/09. Contudo é preciso cautela com…

12 horas atrás

Senado adia votação do Estatuto do Aprendiz após pedido de vista na CAS

Proposta que unifica regras trabalhistas para jovens e pessoas com deficiência deve retornar à pauta…

13 horas atrás