Chamadas
Revisão da vida toda pode aumentar valor de algumas aposentadorias

Essa semana, o Supremo Tribunal Federal deve continuar a julgar o texto que determina a Revisão da Vida Toda do INSS e deve ser aprovado. Esta aprovação vai ampliar os valores recebidos por aposentados e pensionistas com contribuições anteriores a julho de 1994.
Mas você sabe o que é a Revisão da Vida Toda? Quem tem direito? Como solicitar? Acompanhe conosco nessa leitura a seguir.
O que é a Revisão da Vida Toda?
A revisão da vida toda tem como objetivo reivindicar o uso de todas as contribuições para o cálculo da aposentadoria e pensão. Atualmente, o INSS só aceita as contribuições realizadas após o Plano Real.
O benefício era calculado apenas com as 80% maiores contribuições para o INSS a partir de julho de 1994, já no plano real. Com a Reforma da Previdência a nova regra calcula a média de todas as contribuições para o INSS também a partir de julho de 1994.
O que muda com a revisão é que todas as contribuições, mesmo as anteriores a 1994, entram no cálculo da aposentadoria. A Revisão da Vida Toda beneficia quem se aposentou após 1999 e possui contribuições para o INSS mais altas antes de 1994, ou mesmo aqueles que diminuíram ou pararam de contribuir por algum tempo para o INSS após 1994.
O texto da Revisão da vida toda foi julgado de forma virtual e nenhum ministro votou contra a ação. Para ser aprovado, o texto precisa receber seis votos contra cinco. Até o momento, três ministros votaram a favor, o relator Marco Aurélio e os ministros Edson Fachin e Cármen Lúcia.
Quem tem direito a esta revisão?
Tem direito a receber este benefício, qualquer pessoa que esteja enquadrada em algum dos benefícios abaixo:
- Quem possui poucas contribuições depois de 1994;
- Quem ganhou pouco após 1994;
- Quem ganhava muito antes de 1994.
- Aposentados por idade após 1999;
- Aposentadoria por Invalidez após 1999;
- Aposentados especiais após 1999;
- Aposentados por tempo de contribuição após 1999;
- Pensionistas por morte após 1999;
- Beneficiários do auxílio-doença após 1999.
Quais os documentos necessários?
Para entrar com um pedido, o aposentado e pensionista deve reunir a seguinte documentação abaixo:
- RG e CPF;
- Comprovante de residência atualizado;
- CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais;
- Carteira de trabalho, se teve contribuições anteriores a 1982;
- Declaração de hipossuficiência (caso tenha direito à justiça gratuita);
- Cópia da carta de concessão da aposentadoria ou processo administrativo da concessão;
- Cálculo do tempo de contribuição;
- Relatório de cálculo da RMI, incluindo os salários de contribuição anteriores a julho/1994.
Como entrar com o pedido junto ao INSS?
A primeira atitude é contratar um advogado especialista em direito previdenciário. Depois, solicite um cálculo da revisão do benefício e em seguida entre com uma ação judicial.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Contabilidade4 dias agoJustiça suspende aumento de imposto para empresas do Lucro Presumido
Contabilidade2 dias agoSenado simplifica regime tributário de profissionais liberais
INSS3 dias agoBolso cheio: INSS divulga as datas de pagamento do mês de julho
Reforma Tributária4 dias agoReforma Tributária e notas fiscais: mudanças a partir de agosto
Reforma Tributária2 dias agoConheça as opções de tributação que a Reforma trouxe para as empresas do Simples Nacional
MEI3 dias agoGoverno libera R$ 2 bilhões em garantias de crédito para MEIs e caminhoneiros comprarem veículos
Reforma Tributária4 dias agoRegra de validação do IBS e da CBS entra em testes no ambiente de homologação da SVRS
Reforma Tributária4 dias agoNova fase da Reforma Tributária exige adequação digital das empresas
































Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.