Chamadas
BRICS: 19 países demonstraram interesse em aderir ao grupo
Conforme reportagem do The Business Standard, antes da cúpula anual que será realizada na África do Sul nos dias 2 e 3 de junho, 19 países demonstraram interesse em aderir ao grupo dos BRICS, composto atualmente por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Durante o encontro em Cidade do Cabo, será discutida a possibilidade de ampliação do bloco.
Segundo declarações do embaixador da África do Sul, Anil Sooklal, treze países formalmente solicitaram a entrada no bloco dos BRICS, enquanto outros seis países fizeram pedidos informais.
Sooklal disse que Árabia Saudita e Irã são um dos países que pediram para integrar o grupo.
A reunião dos ministros de Relações Exteriores dos países-membros está marcada para os dias 2 e 3 de julho na África do Sul, com o propósito de debater a possível admissão de novas nações.
Desde a inclusão da África do Sul em 2010, não houve nenhuma outra admissão de países no grupo.
Leia Também: Lula Da Destaque Ao Viés Social Do Banco Brics
Expansão
No ano passado, a China liderou o BRICS e propôs a expansão do grupo como uma estratégia para ampliar sua influência diplomática e contrapor o domínio dos países desenvolvidos na ONU.
Entretanto, a sugestão de ampliação causou preocupação entre os demais membros, que temiam a diluição de sua própria influência, especialmente se países próximos a Pequim fossem admitidos.
Vale destacar que o PIB da China é mais de duas vezes maior que o somatório do PIB dos outros quatro países-membros dos BRICS.
Além da questão de sua composição, os membros dos BRICS também discutirão outros pontos de tensão, como a situação no Sudão, onde um conflito entre o exército e grupos paramilitares se prolonga há dez dias consecutivos.
Brasil no comando
Nesta quinta-feira (13), a ex-presidente Dilma Rousseff assumiu a presidência do Banco dos Brics com presença de Lula na cerimônia em Xangai.
Dilma presidirá o Banco dos Brics até julho de 2025, indicada pelo governo Lula. Nos últimos dias, a ex-presidente participou de encontros do banco.

Dilma mudou-se para Xangai para assumir a presidência do banco dos Brics.
No seu discurso de posse, Dilma expressou seu orgulho por ter sediado em Fortaleza a cúpula que originou o Banco dos Brics em 2014.
A nova presidente destacou o papel crucial do banco no financiamento de projetos de desenvolvimento sustentável.
INSS3 dias agoINSS confirma abono extra do 13º para aposentados e pensionistas
Fique Sabendo3 dias agoNova regra do Fies Empreendedor terá cobrança de juros na carência
Contabilidade3 dias agoNFS-e Via: Nova API simplifica consulta de alíquotas do ISS
Contabilidade2 dias agoEFD-Contribuições e Reinf estão com os prazos vencendo. Confira!
Contabilidade3 dias agoBurnout no setor contábil: os sinais de alerta e o papel das lideranças na prevenção
Reforma Tributária2 dias agoRegulamentação do Imposto Seletivo é adiada e indefinição sobre alíquotas de 2027 preocupa
Contabilidade3 dias agoAntecipadas as etapas técnicas para implantação do CNPJ Alfanumérico
Fique Sabendo3 dias agoProrrogado prazo de cadastro obrigatório no NovoPAT






























Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.