Chamadas
Comunicado às Empresas com Dívidas em Discussão na Via Judicial

Comunicamos que, na última quarta-feira (12/12/18), o Comitê Gestor do Bacenjud, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), alterou o sistema de penhoras (bloqueios) on-line. Esta medida deverá impactar, de forma relevante, pessoas físicas e jurídicas, com dívidas (débitos) sendo discutidas na esfera judicial, por exemplo em Execução Fiscal.
Para estes casos, os integrantes do comitê alteraram a redação do § 4º do artigo 13º do Regulamento Becenjud versão 2.0 – que já disciplinava o sistema de bloqueios/penhoras on-line – para incluir a obrigatoriedade de pesquisa contínua de valores, pelos bancos, nas contas bancárias do sujeito passivo, até a satisfação/bloqueio integral do montante da dívida reconhecida. Até então, a busca por ativos para bloqueio, em contas bancárias, vinha sendo realizada apenas no dia da ordem judicial, até o horário limite para a emissão de Transferência Eletrônica Disponível (TED).
A medida busca aumentar a efetividade dos bloqueios judiciais, de forma que as instituições fiquem obrigadas a monitorar de forma contínua as contas bancárias, até o horário limite para emissão do Transferência Eletrônica Disponível (TED) do dia útil seguinte à ordem judicial, ou até a satisfação integral do bloqueio, o que ocorrer primeiro. A nova sistemática só deverá entrar em vigor nos próximos dias, aguardando a sua publicação pelo Banco Central (BC).
De acordo com o Advogado Tributarista, Felipe Rabello Hessel, do Grupo Fiscal do Brasil (GFBR),
“A alteração busca solucionar o problema da falta de efetividade nas tentativas de penhoras e bloqueios de valores via Bacenjud, que são constantemente “dribladas” pelo sujeito passivo. Isto porque, atualmente, o devedor, quando ciente da iminência de uma ordem de bloqueio/penhora nos processos em que é parte, não raramente transfere, utiliza ou até mesmo saca os valores de forma antecipada, para manter consigo estes ativos – muitas vezes necessários para a continuidade das suas atividades –, reativando-os logo em seguida. Contudo, tendo em vista que o Banco Central, e inclusive a Federação Brasileira dos Bancos (Febrabran), compõe o Comitê Gestor do Bacenjud, que aprovou a alteração, a medida deverá tornar-se eficaz, alterando esta sistemática de forma contundente.”
Giovanni Dallegrave,
Diretor de Tax Compliance Banco Fiscal.
Clique aqui e mande suas dúvidas
INSS3 dias agoINSS confirma abono extra do 13º para aposentados e pensionistas
Fique Sabendo3 dias agoNova regra do Fies Empreendedor terá cobrança de juros na carência
Contabilidade3 dias agoNFS-e Via: Nova API simplifica consulta de alíquotas do ISS
Contabilidade3 dias agoBurnout no setor contábil: os sinais de alerta e o papel das lideranças na prevenção
Contabilidade2 dias agoEFD-Contribuições e Reinf estão com os prazos vencendo. Confira!
Contabilidade3 dias agoAntecipadas as etapas técnicas para implantação do CNPJ Alfanumérico
Fique Sabendo3 dias agoProrrogado prazo de cadastro obrigatório no NovoPAT
Reforma Tributária2 dias agoRegulamentação do Imposto Seletivo é adiada e indefinição sobre alíquotas de 2027 preocupa



























Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.