Destaques
Conheça as novas regras para assinaturas da ECD e nova versão do programa

A Receita Federal divulgou, via Portal do Sped, as novas regras para assinaturas da ECD 2017 (escrituração Contábil Digital) e ainda informou que até o dia 12 de maio de 2017 deve soltar uma nova versão do programa.
Entre as orientações da trazidas pela Receita Federal, resolvemos destacar algumas informações que consideramos importantes ao preencher a ECD. Vamos a elas!
Assinatura
Toda ECD deve ser assinada, independentemente das outras assinaturas, por um contador/contabilista e por um responsável pela assinatura da ECD. O contador/contabilista precisa utilizar um e-PF ou um e-CPF para a assinatura da ECD.
O responsável pela assinatura da ECD é indicado pelo próprio declarante, utilizando campo específico. Atente-se que só pode haver a indicação de um responsável pela assinatura da ECD, que pode ser:
e-PJ ou um e-CNPJ que coincida com o CNPJ do declarante: esta é a situação mais recomendada. As opções a seguir só devem ser utilizadas se essa situação se mostrar problemática do ponto de vista operacional. Por exemplo, quando o declarante não tem e-PJ ou e-CNPJ e não consegue providenciar em um tempo hábil para entrega da ECD.
e-PJ ou um e-CNPJ que NÃO coincida com o CNPJ do declarante: neste caso, o CNPJ será validado nos sistemas da Receita Federal Brasileira e necessitará corresponder ao procurador eletrônico lá declarado.
A assinatura por e-PJ ou e-CNPJ não é obrigatória, mas, se realizada, só pode ocorrer uma vez. A criação de um código de assinante na Tabela de Qualificação do Assinante (001 – signatário da ECD com e-CNPJ ou e-PJ) será exclusivamente usada pela assinatura.
e-PF ou e-CPF: já para este caso, o CPF será validado nos sistemas da Receita Federal Brasileira e deverá corresponder ao representante legal ou procurador eletrônico lá declarado.
Lembramos ainda que, em quaisquer destas condições mencionadas, não se exime a assinatura da ECD por todos aqueles obrigados à assinatura da contabilidade do declarante por força do Contrato Social, seus aditivos e demais atos pertinentes, sob pena de tornar a contabilidade formalmente inválida e mesmo inadequada para fins específicos, conforme as normas próprias e o critério de autoridades ou partes interessadas que demandam a contabilidade.
Além da assinatura do responsável da ECD (Pessoa Física ou Pessoa Jurídica) e do certificado da e-PF ou e-CPF do contador/contabilista, pode haver qualquer número de assinaturas.
Por último, é importante lembrar que o responsável pela assinatura pode ter qualquer código de qualificação do assinante, com exceção dos códigos profissionais contábeis 900, 910 e 920. Todos os certificados assinantes de uma ECD podem ser A1 ou A3.
ECD Original
A ECD original deve ter, pelo menos, 2 assinaturas:
- Uma do e-PF ou e-CPF, correspondente ao profissional contábil (Código de assinante 900); e
- Outra que deve ser indicada como responsável pela assinatura do ECD. Essa pode ser de um e-PJ ou e-CNPJ (com código de assinante 001, exclusivo do PJ), bem como um e-PF ou e-CPF ligado a outro código de assinante qualquer (a exceção dos códigos 900, 910 e 920).
ECD Substituta
As ECD substitutas devem ter o Termo de Verificação para fins de Substituição da ECD assinado pelo:
- Próprio profissional contábil que assina a Escrituração Substituta (código de assinante 910), quando a substituição não gera alterações de lançamentos, saldos ou demonstrações contábeis;
- Por dois profissionais contábeis (código de assinante 910), sendo um deles contando, quando a substituição gere alterações de lançamentos, saldos ou demonstrações contábeis não auditadas por auditor independente; e
- Por dois contadores, sendo um deles Auditor Independente (código de assinante 920, quando a substituição gere alterações de lançamentos, saldos ou demonstrações contábeis auditadas por auditor independente.
Observa-se ainda que se a ECD Substituta não gerou alterações de lançamentos, saldos ou demonstrações contábeis, deve ter, pelo menos, 3 assinaturas. Duas são idênticas aos tipos de assinaturas de uma ECD original e a terceira deve ser a do profissional contábil que assina o Termo de Verificação para fins de substituição. Note que, nesse caso, o mesmo profissional que assinou com código 900 assina também com o código 910 ou 920.
Por outro lado, se ela gerar alterações, deverão ter, pelo menos, 4 assinaturas. Duas delas idênticas aos tipos das assinaturas de uma ECD original e outras duas de profissionais contábeis, sendo um deles contador, que assinam o Termo de Verificação para fins de substituição da ECD.
Via SAGE
INSS3 dias agoINSS confirma abono extra do 13º para aposentados e pensionistas
Contabilidade4 dias agoNFS-e Via: Nova API simplifica consulta de alíquotas do ISS
Fique Sabendo4 dias agoNova regra do Fies Empreendedor terá cobrança de juros na carência
Contabilidade3 dias agoEFD-Contribuições e Reinf estão com os prazos vencendo. Confira!
Reforma Tributária2 dias agoRegulamentação do Imposto Seletivo é adiada e indefinição sobre alíquotas de 2027 preocupa
Contabilidade3 dias agoBurnout no setor contábil: os sinais de alerta e o papel das lideranças na prevenção
Contabilidade4 dias agoAntecipadas as etapas técnicas para implantação do CNPJ Alfanumérico
Fique Sabendo3 dias agoProrrogado prazo de cadastro obrigatório no NovoPAT































Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.