Bem Estar
Cresce em abril número de famílias endividadas

Pesquisa de inadimplência verificou que endividamento familiar no Brasil atingiu maior marca desde setembro de 2016.
De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), o número de famílias com dívidas ou contas atrasadas no Brasil chegou a 24,1% em abril de 2017.
Essa marca é maior tanto quanto a registrada no último mês de março (23,7%), quanto a verificada em abril de 2016, quando ficou em 23,2%.
Mais do que isso, trata-se da marca registrada pela Peic desde setembro de 2016, quanto atingiu 24,6%.
A pesquisa pertence à Conferência Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Sem condições
No que diz respeito às famílias que não terão de pagar suas contas ou dívidas, o percentual ficou em 9,7 em abril – um pouco abaixo dos 9,9% registrados em março, porém acima dos 8,2% de abril de 2016.
Ainda de acordo com a pesquisa, a marca de endividados (em atraso ou não) ficou em 58,9% em abril deste ano. Neste caso, a taxa superou a do mês anterior, de 57,9% e ficou abaixo dos 59,6% de abril de 2016.
Cartão de crédito: maior vilão
O estudo da CNC ainda verificou que 76,6% das dívidas das famílias são com cartão de crédito.
Atrás dele, figuram os carnês (15,3%), o financiamentos de carro (10,6%), o crédito pessoal (9,9%) e o financiamento de casa (8,1%) como fontes de dívidas.
Por fim, o Peic verificou que o tempo médio de comprometimento de dívidas entre os devedores é de 7,1 meses, e a parcela média de comprometimento dos salários é de 30,2%.
INSS3 dias agoINSS confirma abono extra do 13º para aposentados e pensionistas
Fique Sabendo3 dias agoNova regra do Fies Empreendedor terá cobrança de juros na carência
Contabilidade3 dias agoNFS-e Via: Nova API simplifica consulta de alíquotas do ISS
Contabilidade2 dias agoEFD-Contribuições e Reinf estão com os prazos vencendo. Confira!
Contabilidade3 dias agoBurnout no setor contábil: os sinais de alerta e o papel das lideranças na prevenção
Contabilidade3 dias agoAntecipadas as etapas técnicas para implantação do CNPJ Alfanumérico
Fique Sabendo3 dias agoProrrogado prazo de cadastro obrigatório no NovoPAT
Reforma Tributária2 dias agoRegulamentação do Imposto Seletivo é adiada e indefinição sobre alíquotas de 2027 preocupa

































Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.