Bolsonaro
Deputados americanos pedem que Biden revogue visto de Bolsonaro
Nesta quinta-feira (12), 46 deputados democratas da Câmara dos Estados Unidos pediram ao governo americano que colabore com a investigação do Brasil sobre as manifestações em Brasília e revogue vistos norte-americanos concedidos ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Os deputados enviaram uma carta ao governo pedindo apoio a democracia e o estado de direito no Brasil. No conteudo da carta, os parlamentares, afirmam que o governo americano não deve permitir que “Bolsonaro ou qualquer outro ex-funcionário brasileiro” que busque refugio nos Estados Unidos na tentativa de escapar da justiça, para não responder pelos crimes que possam ter cometido durante o mandato.
A carta contou com a assinatura de deputados norte-americanos, como, Gregory Meeks, Joaquin Castro, Ruben Gallego, Chuy Garcia e Susan Wild, entre outros.
Leia Também: Segundo Torres documento para mudar resultado das eleições está “fora de contexto”
Extradição de Bolsonaro
Bolsonaro viajou para os Estados Unidos acompanhado da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro no dia 30 de dezembro de 2022.
Um dia após a invasão aos três poderes, políticos americanos defenderam a extradição de Jair Bolsonaro dos Estados Unidos. A justificativa do pedido é que, segundo eles, Bolsonaro é um dos responsáveis pelos atos terroristas que aconteceram na capital.
Ao menos quatro congressistas americanos fizeram o pedido, entre eles, os deputados democratas Alexandria Ocasio-Cortez e Joaquin Castro.
De acordo com a deputada Alexandra, o movimento feito por apoiadores do ex-presidente é fascista, é semelhante ao ocorrido há dois anos no Capitólio americano. Ela ressalta que, neste momento, é preciso ter solidariedade ao “governo democraticamente eleito de Lula.”
No mesmo dia o senador Renan Calheiros (MDB-AL) também pediu a extradição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Brasil, em prazo não superior a 72 horas.
Porém, de acordo com o ministro Flávio Dino, só seria possível pedir a extradição “de quem responde a processo criminal”, ou seja, Bolsonaro ainda não se encontra nesta situação.
Porém o ministro afirma que decisões do governo dos EUA, é soberania deles, podendo avaliar a conveniência de permanência de um cidadão em seu território. ,
Leia Também: Lula confirma novo adicional de R$ 150 no Bolsa Família para estas famílias
Visto tipo A1
Na carta, os deputados ressaltam que Bolsonaro, pode ter entrado no país usando o Visto A1, destinado a políticos e diplomatas em missão oficial.
Bolsonaro viajou ao Estados Unidos, no dia 30 de dezembro de 2022, quando ainda era presidente, porém no dia 1° de janeiro ele perdeu esse direito, após ser derrotado nas urnas de forma democrática.
Com isso os parlamentares americanos ressaltam na carta que, desde que Bolsonaro tenha entrado nos EUA quando ainda era o presidente do Brasil, “ele pode ter feito isso com o visto A-1”.
Logo mais, ele solicitam ao governo americano que “reavalie o status” de Bolsonaro no país, eles afirmam que tal atitude seria para garantir que haja base legal para a estadia de Bolsonaro no país, caso contrário que os Estados Unidos então, “revogue qualquer tipo de visto diplomático que ele possa ter.”
INSS3 dias agoINSS confirma abono extra do 13º para aposentados e pensionistas
Contabilidade4 dias agoNFS-e Via: Nova API simplifica consulta de alíquotas do ISS
Fique Sabendo3 dias agoNova regra do Fies Empreendedor terá cobrança de juros na carência
Contabilidade3 dias agoEFD-Contribuições e Reinf estão com os prazos vencendo. Confira!
Reforma Tributária2 dias agoRegulamentação do Imposto Seletivo é adiada e indefinição sobre alíquotas de 2027 preocupa
Contabilidade3 dias agoBurnout no setor contábil: os sinais de alerta e o papel das lideranças na prevenção
Contabilidade4 dias agoAntecipadas as etapas técnicas para implantação do CNPJ Alfanumérico
Fique Sabendo3 dias agoProrrogado prazo de cadastro obrigatório no NovoPAT































Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.