Chamadas
Fumar dirigindo dá multa?
Uma cena muito comum e adotada por milhares de motoristas é associar o cigarro ao volante. Quem nunca viu uma pessoa fumando e que estava ao volante, ou quem é fumante e dirige que nunca praticou esse ato.
Contudo, o que muita gente não sabe é se essa prática de fumar enquanto dirige é um ato lícito ou não, ou seja, se o motorista que tem o hábito de fumar enquanto está dirigindo pode ou não correr o risco de ser multado.
Especialistas em direito de trânsito apontam que, embora não exista uma lei específica que proíba ou não a prática, existem pontos importantes que devem ser observados quanto à possibilidade de cometer ou não uma infração de trânsito.
Fumar enquanto dirige da multa?
Para responder essa pergunta, podemos te dar duas notícias, uma boa e uma má. A primeira delas é que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não possui regra quanto ao fumo enquanto se dirige. Logo, a ação, por si só, não é uma prática ilegal.
Porém, existem alguns detalhes previstos no artigo 252 da CTB que podem impactar em uma punição administrativa e que, de certa forma, podem esbarrar no ato de fumar na direção.
Isso porque, enquanto o motorista manuseia o cigarro, o mesmo acaba cometendo algumas infrações previstas pelo Código de Trânsito, como, por exemplo, dirigir com apenas uma das mãos, ou colocar uma das mãos para fora do veículo.
Essa situação é observada no inciso 5 do artigo 252, que prevê que utilizar apenas uma das mãos enquanto se dirige pode ser considerada uma infração de nível médio, o que poderá levar o motorista a perder 4 pontos na carteira e ainda ser multado.
Neste mesmo texto, a lei também prevê que caso o motorista transitar com veículo com um dos braços para fora, o mesmo também está cometendo uma infração de nível médio, o que também gera a perda de pontos na carteira e multa.
Além disso, o artigo 172 destaca que o motorista que joga a bituca de cigarro pela janela do veículo está cometendo uma infração, já que a legislação determina que atirar objetos do veículo em movimento também é considerada uma infração de nível médio.
Contabilidade5 dias agoJustiça suspende aumento de imposto para empresas do Lucro Presumido
Contabilidade3 dias agoSenado simplifica regime tributário de profissionais liberais
INSS3 dias agoBolso cheio: INSS divulga as datas de pagamento do mês de julho
Reforma Tributária4 dias agoReforma Tributária e notas fiscais: mudanças a partir de agosto
Reforma Tributária3 dias agoConheça as opções de tributação que a Reforma trouxe para as empresas do Simples Nacional
MEI3 dias agoGoverno libera R$ 2 bilhões em garantias de crédito para MEIs e caminhoneiros comprarem veículos
Reforma Tributária4 dias agoRegra de validação do IBS e da CBS entra em testes no ambiente de homologação da SVRS
Reforma Tributária5 dias agoNova fase da Reforma Tributária exige adequação digital das empresas
































Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.