Categorias: ChamadasINSS

INSS: Aposentadoria integral por pontos em 2019

Quem está pensando em ter uma aposentadoria integral, por pontos, tem que ficar atento por que em 2019 a regra dos 85/95 pontos vai aumentar para 86/96 pontos.

Como esses pontos são calculados? O que pode ser somado neles?

É a somatória do tempo de serviço com a idade.

Um homem, por exemplo, com 35 anos de serviço e 60 anos de idade (35 + 60 = 95) terá 95 pontos e poderá se aposentar integralmente.

A mesma regra se aplica para as mulheres, professores e professoras.

O tempo de serviço especial aumenta a pontuação em 40% para o homem e 20% para mulher.

A fração de anos, como dias e meses, também é computada.

Com quantos anos homens e mulheres se aposentam por tempo de contribuição?

Homens com 35 anos e mulheres com 30 anos de serviços, isso independentemente da idade, mas o benefício pode ser proporcional em razão da aplicação do fator previdenciário, que decorre da idade e da expectativa de vida.

O que o trabalhador deve fazer para ter a aposentadoria integral?

Existem três possibilidades:

  1. A da pessoa com deficiência que não tem a aplicação do fator previdenciário, independentemente da deficiência ser leve, moderada ou grave.
  2. Quando o trabalhador atinge 95 pontos, se for homem, ou 85 pontos, se for mulher.

            A pontuação é menor para professores do ensino, básico, médio e fundamental: 90 para professores e 80 para professoras.

  1. A aposentadoria especial

Mas os beneficiários do INSS devem ficar atentos por que esta pontuação vai aumentar em 2019 de 85/95 para 86/96. É isso mesmo?

Verdade. Essa regra de pontos é crescente. Aumentará um ponto a cada dois anos.

Quando aumentaHomensMulheresProfessoresProfessoras
01/01/201996869181
01/01/202197879282
01/01/202398889383
01/01/202599899484
01/01/2027100909585

O site do INSS faz cálculo de tempo de serviço, mas não converte o tempo especial em comum? Existe um caminho para o trabalhador saber quanto tempo ganha com cada período insalubre que tenha trabalhado?

O simulado do INSS, de fato, não converte o tempo de serviço especial em comum e isso pode afastar o trabalhador de uma aposentadoria maior ou antecipada.

Existem vários aplicativos que ajudam o trabalhador, de graça, a fazer a simulação do tempo de serviço. Eu fiz um para o contribuinte fazer isso sozinho: www.tempodeservico.com.br. É simples, fácil e grátis. É só acessar.

Quais são os cálculos que o trabalhdor deve fazer para saber se antecipa a aposentadoria e pega uma menor ou espera um pouco mais para ter um benefício com valor maior?

Primeiro ele tem que saber quando terá a pontuação necessária e para isso tem o aplicativo do tempodeservico.com.br.

Depois tem que definir o valor do benefício com e sem o fator previdenciário. Para isso pode precisar de uma ajuda profissional. Sugiro que faça um diagnóstico previdenciário.

Com todos esses números em mãos, é a hora de ver quanto vai ganhar antecipando a aposentadoria e somar com o que vai deixar de pagar com as novas contribuições.

Caso o valor seja significativo, valerá a pena antecipar o benefício, senão é melhor esperar.

E se houver mudança na lei?

Este é um fator que tem levado muita gente a bater o martelo antes da hora certa.

Quem tem direito aquirido não vai ser prejudicado e existem regras de transição que podem ajudar quem está chegando na hora de aposentar.

Tem que ter muita calma para definir o memento certo de pedir a aposentadoria.

Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Fonte: BOCCHI ADVOGADOS ASSOCIADOS

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica. Além disso é CEO da FiscalTalks Inteligência Artificial, onde desenvolve vários projetos de IA para diversas areas.

Postagens recentes

Entradas extras de dinheiro ajudam famílias a reduzir dívidas e retomar controle das contas

Valores recebidos fora da renda mensal têm sido usados para quitar pendências, aliviar juros e…

38 minutos atrás

Reforma tributária muda o cálculo do Simples Nacional e acende alerta para pequenas empresas

Novo conceito de "receita bruta" inclui taxas, juros e receitas acessórias, exigindo atenção dos escritórios…

1 hora atrás

Atenção, aposentados! INSS define as datas de pagamento de junho. Confira!

Autarquia vai injetar recursos na economia para mais de 39 milhões de pessoas no país

1 hora atrás

Inscrições para o Enem 2026 estão abertas. Confira prazos e novidades

As provas estão marcadas para os dias 8 e 15 de novembro. Veja o cronograma…

2 horas atrás

Receita paga hoje o maior lote de restituição do IR da história

1º lote tem R$ 16 bilhões liberados para oito milhões de contribuintes

3 horas atrás

Prazo para envio de sugestões ao Regulamento do IBS é prorrogado

Entidades representativas têm até as 18h do dia 15 de junho para submeter suas contribuições…

5 horas atrás