Chamadas
INSS: STF decide que tempo de atividade insalubre é válido no cálculo da aposentadoria especial

Aqueles servidores que executam atividades trabalhistas que oferecem riscos à saúde, estão autorizados a incluir este período no cálculo para a concessão da aposentadoria especial.
A autorização foi dada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), direcionada aos beneficiários que se enquadram nas características prévias à Reforma da Previdência, que foi homologada no mês de novembro de 2019.
A decisão estipula que a medida seja regulamentada perante a Lei Complementar dos Estados.
O julgamento aconteceu durante uma sessão virtual realizada no dia 28 de agosto.
Na ocasião, a maior parte dos ministros se posicionaram contra o provimento ao Recurso Extraordinário (RE) 1014286, diante da repercussão geral do Tema 942, que dispõe sobre o parecer que visa solucionar cerca de 900 casos similares sobrestados em diversas instâncias.
Ausência de Lei Federal
Uma análise específica realizada pelo plenário do STF dispôs que o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), havia atribuído aos assistentes do setor agropecuário inscritos na Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, o direito à remuneração sobre o tempo de serviço executado perante atividades insalubres, no intuito de conceder a aposentadoria especial.

Diante da inexistência de uma Lei Complementar Federal a respeito do tema, o TJ-SP aplicou uma ação que tem por objetivo, suprir a ausência de regulamentação específica, visando a garantia de que os servidores sejam integrados ao regimento da Previdência Social, no caso daqueles que possuem vínculo junto a empresas privadas.
Em contrapartida, ao apreciar o recurso enviado ao Supremo Tribunal Federal, o Estado de São Paulo ressaltou a inexistência de uma lei que prevê ao funcionalismo local a averbação com a finalidade de obter a aposentadoria especial, por tempo de serviço prestado para aqueles que já são contemplados pelo auxílio-insalubridade.
Na oportunidade, também foi afirmado que, a regra constitucional que garante a concessão da aposentadoria especial aos servidores não se trata de um aspecto automático.
Deste modo, não seria possível suprir a aplicação analógica das leis federais que regulamentam o regime previdenciário, tendo em vista que, poderia haver a exigência de uma Lei Complementar.
Entretanto, a referida tese foi vetada.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laura Alvarenga
Contabilidade5 dias agoJustiça suspende aumento de imposto para empresas do Lucro Presumido
Contabilidade3 dias agoSenado simplifica regime tributário de profissionais liberais
Reforma Tributária3 dias agoConheça as opções de tributação que a Reforma trouxe para as empresas do Simples Nacional
INSS4 dias agoBolso cheio: INSS divulga as datas de pagamento do mês de julho
Reforma Tributária5 dias agoReforma Tributária e notas fiscais: mudanças a partir de agosto
MEI4 dias agoGoverno libera R$ 2 bilhões em garantias de crédito para MEIs e caminhoneiros comprarem veículos
Reforma Tributária4 dias agoRegra de validação do IBS e da CBS entra em testes no ambiente de homologação da SVRS
Contabilidade3 dias agoO que configura crime fiscal e como manter a regularidade na sua empresa































Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.